Página inicial > Últimos Eventos > Caua promove palestra sobre Música Criativa. Evento acontece nesta quinta-feira, 16

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 14h55 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 14h55 | Acessos: 638

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) promove na próxima quinta-feira, 16, a palestra Música Criativa que será proferida pelo professor Raimundo Nilton. Na sua palestra, tópicos como Estudo e Performance Criativa e Saúde do Músico serão abordados no evento, o qual compartilhará toda uma experiência musical. O Caua fica localizado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.

Raimundo Nilton – Violinista e Educador Musical

Natural de Coari - Amazonas. Mestre em Música - Jazz Studies Performance pela University of Nevada Las Vegas sob a orientação do pianista e arranjador David Loeb. Licenciado em Música pela Universidade de Brasília. Professor concursado de violino no CEP - Escola de Música de Brasília de junho de 1986 a julho 2019.

Estudou improvisação em jazz e blues com John Blake, Matt Glaser e Darol Anger. Improvisação livre com Eugene Friesen na Berklee College of Music em Boston – 1997 Bolsista da Stanford Jazz Workshop – Residency Program - California - 2003.

Música contemporânea e tocando saudável com Julie Lyonn Lieberman. Técnica e analise da música brasileira com o compositor e violonista Guinga. Técnica e interpretação do choro com o compositor e bandolinista Hamilton de Holanda.

Frequentou o Healthy Musician Injury Prevention and Intervention Workshop Level I & II de 16 a 20 de junho de 2006 no Ithaca College – NY.

Tem ensinado e se apresentado em vários cursos de férias no Brasil e nos Estados Unidos, sempre divulgando a música brasileira.

Seu primeiro CD intitulado Violinando, patrocinado pela Fundação Villa Lobos da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Manaus, demonstra vários estilos da música brasileira tais como: xote, baião, frevo, quadrilha, choro, samba e bossa nova. Contempla composições de sua autoria de compositores amazonenses, de Adriano Giffoni e do grande Hamilton de Holanda.

Seu segundo CD intitulado Dez Dias da Obra de Hermeto Pascoal, patrocinado pelo FAC - Fundo de Apoio a Arte e Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, contem 10 músicas do Livro Calendário do Som.

Sua intenção é ampliar o repertório do violino além da tradicional música clássica.

Está organizando material de vários estilos de música popular brasileira para ser publicado para violino e instrumentos afins.

Foi palestrante de música brasileira na Universidade do Novo Mexico em Albuquerque e Universidade de Indiana em Bloomington.

Ministrou oficina de música na Universidade Federal do Amazonas e Improvisação na Universidade Estadual do Amazonas.

Foi professor de música da Family Music Centers em Las Vegas no período de janeiro de 2005 a janeiro de 2009

Professor certificado pela New York American String Teachers Association do O’Connor Violin Method, através do treinamento para professores no The Mark O’Connor String Camp in New York City, NY – 2010. Turtle Bay Music School, New York City, NY - Fevereiro 2013. Ashokan Center, NY – Setembro 2013. Certificate of Completion – The O’Conor Method Teacher Training Courses Books III & IV – O’Connor Method Camp NYC at the Turtle Bay Music School New York, NY on August 7, 20015

Ministrou curso de música brasileira para instrumentos de cordas friccionadas no StringsWithoutBoundaries summer camp na Georgia State University – Atlanta 2014 e String Summer Camp na Indiana Purdue Fort Wayne – 2015, 2016 e 2017.

Professor de violino na Carmel Music Academy - Indiana.

Tem se apresentado no Brasil e exterior sempre divulgando a Música Brasileira.