Página inicial > Últimos Eventos > Ufam integra equipe organizadora do 1° Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural

Publicado: Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 14h51 | Última atualização em Quarta, 25 de Janeiro de 2023, 15h51 | Acessos: 642

A primeira edição do Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural – novas perspectivas para os PSA tem a participação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pelo qual integra a equipe de organização do evento. O Fórum que é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Ocidental) acontece entre os dias 23 e 25 de maio de 2023, das 14h às 18h, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube.

Além da Ufam, atuam também na organização a Universidade de São Paulo (EESC/USP) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA,RJ).

O titular da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam que compõe o grupo organizador do evento, professor Henrique Pereira, justificou a participação da Universidade, em razão da produção acadêmica sobre o tema e inserção em diversos fóruns de debate e de construção da temática do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), a Ufam foi convidada pelos organizadores do evento a colaborar para a construção da programação, na escolha dos temas e na indicação de expositores e debatedores.

“Nosso interesse é reunir o conhecimento já acumulado no Brasil e apresentar o "estado da arte" no que diz respeito aos mecanismos e às iniciativas de arranjos de PSA já implementados no setor rural, avaliarmos as lições aprendidas e também vislumbrarmos o potencial desses esquemas para a Agricultura Familiar, em especial na região Amazônica”, disse o professor Henrique Pereira é o responsável pela disciplina ‘Fundamentos de Serviços Ambientais’ do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, PPGCASA.

Sobre o Fórum

O “I Fórum sobre Serviços Ambientais na paisagem rural - novas perspectivas para os PSA” tem como tema central a discussão de questões específicas da política de pagamento por serviços ambientais e da sua implementação prática, com enfoque no seu potencial para implementar soluções para problemas ambientais.

De acordo com a pesquisadora da Embrapa Pantanal, Marcia Divina de Oliveira, que coordena a comissão organizadora do evento, “Planejamos apresentar experiências de desenvolvimento de programas de PSA no ambiente rural que buscaram a transição para sistemas agrícolas e florestais mais sustentáveis, para incentivar tomadores de decisão dos setores público e privado, em vários níveis. Convidamos em especial agricultores e comunidades agrícolas, empresas e organizações da sociedade civil, tomadores de decisão em nível municipal, estadual e federal, assim como formuladores de políticas públicas e estudiosos do tema”.

Programação

A programação incluirá palestras divididas por sessões temáticas, relevantes no domínio dos programas de PSA, que abordarão aspectos legais, iniciativas de sua aplicação na área rural, possíveis lacunas e desafios, intercâmbio de experiências em andamento e questões técnico-científicas.

Entre as temáticas abordadas pelas mesas redondas estarão a implementação da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA), os desafios e soluções para dimensionar os impactos dos programas de PSAs nos serviços ecossistêmicos, estratégias para sustentabilidade das iniciativas de PSA e sua conexão com o setor privado e a sociedade.

“Queremos que este fórum contribua para identificar projetos e ações que alinhem produtores e organizações privadas e governamentais, com objetivos sociais e ambientais, buscando identificar e oferecer diferentes opções de gestão e políticas úteis para enfrentarmos os desafios atuais do mundo rural.  Dimensionar e direcionar corretamente os benefícios do PSA para os destinatários pode ser relativamente simples em projetos de pequena escala, mas apresenta dificuldades a nível regional ou escalas nacionais devido a diferentes custos de oportunidade e considerações de equidade e eficiência. É necessário discutir maneiras de engajar a sociedade nesse sentido”, reflete a pesquisadora da Embrapa Meio-Norte Fabia de Mello Pereira, presidente do Portfólio Serviços Ambientais da Embrapa.

A programação completa do fórum será divulgada em breve nos canais oficiais de informação da Embrapa.