Fic sediará o 22° Encontro Nacional de Jornalismo. Evento acontece entre 25 e 28 de abril, inscrições abertas
Estudante e professores do curso de Jornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (Fic/Ufam) participaram nesta terça-feira, 24 de janeiro, do lançamento do 22° Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) e do III Congresso de Jornalismo da Amazônia (CONJor). Os dois eventos serão sediados pela Fic entre os dias 25 e 28 de abril deste ano e devem reunir em Manaus docentes, discentes e profissionais da área de jornalismo de todo o país.
Acesse o site de inscrições para o 22° Enejor e III CONJor: https://doity.com.br/ensinodejornalismo2023/.
O lançamento ocorreu no auditório Rio Solimões, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), Setor Norte do Campus Universitário, e reuniu toda a comunidade acadêmica do curso de Jornalismo para apresentar os eventos e as formas que os professores e estudantes podem participar. "O objetivo dos eventos é promover reflexões sobre o ensino e a prática do jornalismo com a presença de palestrantes regionais, nacionais e internacionais", explicou o coordenador geral do ENEJor e diretor da FIC, Allan Rodrigues.
A programação compreende conferências internacionais, palestras e mesas redondas com profissionais e pesquisadores de renome nacional. Com o tema "Ciência e meio ambiente: urgências para o ensino de jornalismo", o evento terá a participação de pesquisadores como Wilson da Costa Bueno (Diretor da Comtexto Comunicação), Antônio Fidalgo (UBI/Portugal) e Eduardo Meditsch (Membro da Comissão de Especialistas instituída pelo Ministério da Educação para repensar o ensino de jornalismo) estão confirmados como expositores.
Além das palestras e mesas redondas, o ENEJor e CONJor também irão oferecer oficinas, minicursos e oportunidade de atualização para os docentes. "Teremos oficinas e minicursos destinados aos estudantes que tratarão de questões práticas das atividades jornalísticas. Para os docentes, teremos wokshops denominados Escola de Jornalismo que oferecerão aperfeiçoamento aos docentes e práticas pedagógicas e temas contemporâneos da área", adiantou Allan Rodrigues.
Os estudantes também poderão concorrer ao I Prêmio Expojor (Exposição de Produção Experimental em Jornalismo). Estudantes de graduação em jornalismo da Região Norte poderão inscrever trabalhos práticos realizados em disciplinas dos cursos. "A Expojor tem o objetivo de valorizar os trabalhos produzidos por estudantes no âmbito dos cursos de jornalismo da Região Norte. É uma oportunidade dele fortalecer o currículo profissional com um prêmio de âmbito regional", diz o coordenador da Expojor, João Bosco Ferreira.
Redes Sociais