Página inicial > Últimos Eventos > IV Semana do Curso de Antropologia do INC em Benjamin Constant

IV Semana do Curso de Antropologia do INC em Benjamin Constant

Publicado: Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 13h59 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2023, 14h07 | Acessos: 710

Por Tharcísio Santiago Cruz, docente INC/Ufam

Com o tema “O papel político da Antropologia na Amazônia Brasileira e o protagonismo do primeiro Curso de Graduação em Antropologia na Universidade Pública do Brasil”, o curso de Antropologia do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam), promove de 25 a 27 de janeiro de 2023, a IV Semana do Curso de Antropologia. O evento acontece no Auditório do Instituto, em Benjamin Constant (AM).

A IV Semana é uma iniciativa dos discentes do curso de Bacharelado em Antropologia com apoio dos professores (as) e objetiva identificar egressos e egressas do curso e suas respectivas áreas de atuação profissional, visando gerar informações sobre alternativas de atuação e perspectivas profissionais dos atuais estudantes, em meio às atuais mudanças sociais e políticas no país.

O evento apresenta como proposta discutir quanto a atuação da Antropologia em meio e lugares de protagonismo multicultural e de multilinguismo. Trata-se de oportunizar e reafirmar a atuação da Antropologia e da Universidade Pública na região do Alto Solimões, uma das fronteiras internacionais do estado do Amazonas.

1°Dia 25/01/2023(quarta feira)

8h- Mesa Institucional de abertura – Autoridades e direção do INC

Prof Dra. Marinete Mota, diretora do INC

Prof Ms. Antônio Wagner Olavo, coordenador acadêmico

Ms. William Rafael, coordenador Administrativo

Prof. Dra Gilse Rodrigues, coordenadora do curso de Antropologia

Andresson Luan Franco Simão, Representante discente

8h30- Conferência de Abertura

Tema: O papel político da Antropologia no contexto Amazônico

Conferencista: convidados do curso- Drº Benedito do Espírito Santo Peña Maciel; Prof. Ms. Rodrigo Oliveira Reis e Profª Dra Bárbara Arisi

9h15 - História do curso: relato do homenagem ao professor Dr. Juan Peña Marques(in memorian), convidado do curso Drº Benedito do Espírito Santo Peña maciel

9h45- Merenda e apresentação artístico-cultural

10h – Mesa redonda 1: (Re) existindo na Tríplice Fronteira Amazônica: atuação e protagonismo do primeiro Curso de Graduação em Antropologia em Universidade Pública do Brasil

Participantes: Prof. Ms. Widney Lima (coord),. Almério Wadik, Moisés Solimões, Prof. Ms. Ismael Negreiros, Bel. Lina Fernandes,Ms. May Anielly,Ms. Mislene Mendes.

11h30- Atividade artístico-cultural e intervalo para o almoço.

TARDE

14h - Mesa redonda 2: Populações indígenas, políticas governamentais e perspectivas de diálogo com a Antropologia na região do Alto Solimões e Javari

Participantes: Ney (coord.) Jocileno, Edinho, Analimar, Mirian Vasques, Elizângela, Santos Inácio Clemente, Josiane Guilherme, Athos Vasques.

15h30- Merenda

16h – Mesa temática1: Perspectivas antropológicas sobre questões raciais e cultura afro-brasileira

Coord. Prof. Dr.Tharcísio Cruz

Reginaldo, Adailton, Brenda Barros, Marcelo

17h30– Apresentação Cultural e

Encerramento das atividades do dia

2°Dia 26/01/2023 (quinta-feira)

MANHÃ

8h- Mesa redonda 3: Mulheres Antropólogas e as pesquisas nas fronteiras da Amazônia

Participantes: Marilene Aicate Peres (coord.); Prof. Ms. Kirna Gomes, Rizonete, Prof. Dr. Maria Rossi Idarraga, Bel. Josiane Guilherme Ticuna, Prof Ms. Érica Melo

9h30- Intervalo/Chá cultural

10h - Mesa redonda 4: Antropologia, Mercado de trabalho e relatos de experiências de egressos do curso

Participantes: Daniel Henrique (coord.) Anderson Almeida, Irani Costa, Neon Solimões, Francisneia Castilho, Nelson, Ana Bitencourt, Linícia Miguel.

12h- Intervalo/Almoço

12h às 14h – Exibição de audiovisuais etnográficos

14h – MesaTemática 2: Antropologia visual e filme etnográfico

Coord. Prof Ms. Ismael Negreiros; Markus Enke, Shapu Matis, Mirian Vasques.

16h – Mesa Temática 3: Antropologia e as políticas de combate à violência de gênero

Coord. Prof. Dr. Maria Rossi Idarraga e Débora Valéria Iana Deli, Gilse Elisa, Delegada Ticuna, Rubi, Francisco Neri.

17h30- Apresentação Cultural e Encerramento das atividades do dia

3°Dia 27/01/2023 (sexta-feira)

08h30– Oficina: Capoeira

Ministrante: Prof. Dr.Tharcísio Santiago Cruz

8h30– Mini-curso: História social e memória

Ministrante: Prof. Dr. Benedito Pena Maciel

8h30– Mini-curso: Museu antropológico

Ministrante: Pro. Nilvânia Amorin de Barros

12h- Intervalo/Almoço

12h às 14h – Exibição de audiovisuais etnográficos

14h- Mini-curso: Continuação

16h às 16h30– Homenagem póstuma aos egressos: Ester Maia, Francisco Nilton Rebouças, Maria Eleni: Prof. Ms. Rodrigo Oliveira Reis e Dra. Neli Duarte Dolis

17h Relato do professor Dr. Adailton da Silva e homenagem ao Prof Ms. Rafael Pessoa São Paio (in memorian)

17h30– Conferência de Encerramento

18h– Apresentação Cultural de encerramento do evento.