Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Palestra "Descarbonização do Japão" ocorre dia 15 de dezembro
Início do conteúdo da página

Palestra "Descarbonização do Japão" ocorre dia 15 de dezembro

Publicado: Segunda, 21 de Novembro de 2022, 14h38 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 16h03 | Acessos: 542

Os interessados em discutir sobre cidades inteligentes, hidrogênio verde, energia solar e veículos elétricos, no dia 15 de dezembro, das 18h às 20h, podem participar da palestra "Descarbonização do Japão”, ministrada pelo docente da Universidade Federal do Amazonas, professor Jonas Gomes da Silva. O evento é aberto ao público em geral, promovido pela Rede Multinível de especialistas do Japão e ocorre no Auditório Rio Javari, localizado na Faculdade de Tecnologia (FT), no setor Norte.

Na ocasião serão mostrados cases reais visitados no Japão, entre os dias 17 e 22 de outubro de 2022, bem como oportunidades de parcerias, a partir de viagem patrocinada pelo Ministério de Relações Exteriores do Governo Japonês. De acordo com o professor Jonas Gomes da Silva a ideia é divulgar as políticas públicas, programas e projetos adotados pelo Japão para descarbonizar sua economia até 2050. 

“Se mantermos o ritmo atual de poluição do nosso planeta, corremos o sério risco da Terra entrar no ponto do não retorno em algum momento entre 2035 e 2042, ponto no qual o planeta ficará instável, hostil para a vida, com eventos climáticos extremos acontecendo em menos tempo e mais intensidade . Assim, nós da Amazônia precisamos repensar a maneira como tratamos nossas florestas, nossa terra, nossa economia, nossas cidades, uma vez que nossa região tem deixado de ser um depósito de carbono e está passando a emiti-lo por conta da destruição de nossas florestas, mau uso do solo, e uso de fontes poluentes para gerar energia, transportar, etc. A palestra vem no intuito de mostrar o que podemos aprender com os japoneses e como poderíamos trabalhar com eles para tornar nossa região um exemplo de desenvolvimento sustentável a médio e longo prazos”, explicou o docente.

Rede Multinível de especialistas do Japão 

É um Programa do Governo Japonês em que o Consulado local indica um formador de opinião de sua região para participar do programa, o convidado tem direito a escolher o tema e as organizações que deseja visitar e dialogar lá no Sol Nascente, a partir daí, o Ministério de Relações Exteriores do Japão (MOFA) inicia os contatos com as organizações, elabora a programação e apoia ao convidado, para ele/ela dialogar com os pares japoneses. É dado passagem ida e volta, estadia, alimentação e apoio logístico e guia por uma semana aos locais que aceitaram dialogar com o convidado, ao retornar o convidado tem que divulgar os aprendizados na sua região, publicando quatro artigos. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página