Página inicial > Últimos Eventos > Workshop e-Prevenção propõe avaliar as boas práticas de prevenção à corrupção junto ao TCU

Publicado: Segunda, 07 de Novembro de 2022, 16h30 | Última atualização em Segunda, 07 de Novembro de 2022, 16h46 | Acessos: 322

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Atualizar o Plano de Ação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para que este possa ser inserido na plataforma e-Prevenção do Tribunal de Contas da União (TCU) é o objetivo principal do Workshop e-Prevenção promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), por meio do Programa de Integridade da Ufam. O evento teve início nesta segunda-feira, 7 e se estende até terça-feira, 8, das 14h às 17h, na Sala de Treinamento da Progesp, Setor Norte do Campus Universitário.

A titular da Proplan, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, disse que ao longo do ano é recebido vários questionamentos do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União (CGU), para que estes possam ser respondidos na conformidade de quesitos de ação de prevenção, englobando processos ou estrutura viáveis. Dentro desse contexto são questionados as evidencias disponíveis e prazo de implementação das ações.

Para a pró-reitora, professora Maria da Glória Vitório, a realização do Workshop disponibiliza para as Unidades encarregadas de determinadas ações, como contrato, licitação, auditoria, ouvidoria, o questionário para determinar as ações que estão sendo desenvolvidas, possibilitando assim trazer todo um processo para um sistema de conformidade. Vitório acredita que isso possa estar de acordo com a transparência e as políticas do governo federal.

“O Workshop vem para ensinar, pegar na mão mesmo dos colegas de outros setores que são responsáveis por ações de contratações, licitações, auditorias, ouvidoria a responder e de como responder os questionamentos do TCU o que tem sido feito e de como deve ser essa resposta”, expôs a pró-reitora.

Vitório afirmou que desde o início do ano, a Universidade vem evoluindo nos conteúdos respondidos ao TCU. Nós trabalhamos de forma proativa, no sentido de saber as demandas solicitadas pelo TCU e CGU, completou.