Projeto ‘Literaturas e culturas indígenas, afro-brasileira e africana no Ensino Básico’ realiza evento ‘I Roda de conversa’
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom
O projeto ‘Literaturas e culturas indígena, afro-brasileira e africana no Ensino Básico no estado do Amazonas: práticas leitoras’, coordenado pelas docentes Adriana Cristina Aguiar Rodrigues (coordenadora) da Faculdade de Letras (CLLP/Flet) e Edla Cristina Rodrigues Caldas (vice-coordenadora) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas, realiza no próximo dia 11 de novembro (sexta-feira), das 14 às 17h, na galeria de arte do Centro de Convivência da Ufam (no 1º andar do CDC), no setor Norte do Campus Universitário, o evento ‘I Roda de Conversa’ com o tema ‘Literatura indígena: práticas leitoras para o Ensino Básico’.
O evento será presencial e as inscrições estão abertas (acesse aqui) com a quantidade de vagas limitadas a 60 pessoas, mais cinco inscrições reservas. Essa primeira roda de conversa terá a participação das professoras Lucila Bonina Teixeira Simões (Semed), Priscila Vasques Castro Dantas (Faced/PPGE/Ufam) e do professor Ytanajé Coelho Cardoso (Faced/PPGE/Ufam).
“Nosso interesse é dar visibilidade às ações de pesquisa do projeto, a fim de atrair discentes dos cursos de licenciatura da Ufam, gerando impactos e resultados mais amplos e comunitários. Convidamos a comunidade científica a se integrar às nossas atividades comunitárias e laboratoriais, que abarcam desde pesquisa bibliográfica até atividades como oficinas (a serem realizadas em escolas rurais, ribeirinhas e urbanas da região metropolitana de Manaus) e rodas de conversas. Estas últimas, a serem realizadas no período de novembro de 2022 a abril de 2023, com a participação de diversos pesquisadores, docentes, alunos e alunas de cursos de licenciatura (Letras, Pedagogia, Artes, História e outras áreas afins), que buscam vivências e à construção comunitária de experiências e de conhecimentos que desemboquem no desenvolvimento de propostas didático-metodológicas, centradas em temas e obras de autoria indígena, afro-brasileira e africana”, afirmou a coordenadora do projeto, professora Adriana Cristina Aguiar.
O projeto é financiado por via do edital Humanitas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, com a anuência da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam).
Coordenado pelas professoras Adriana Cristina Aguiar Rodrigues (CLLP/FLET) e Edla Cristina Rodrigues Caldas (FACED), o projeto busca, sobretudo, investigar estratégias de práticas leitoras voltadas para estudantes do Ensino Básico no Amazonas, com foco nas culturas e nas literaturas indígenas, afro-brasileira e africana.
Redes Sociais