Página inicial > Últimos Eventos > Projeto de extensão discute mercado de trabalho para mulheres economistas

Projeto de extensão discute mercado de trabalho para mulheres economistas

Publicado: Sexta, 04 de Novembro de 2022, 11h13 | Última atualização em Sexta, 04 de Novembro de 2022, 11h13 | Acessos: 583

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

O projeto Conexão Mulheres Economistas tem o objetivo de oferecer um espaço a ser ocupado por mulheres com formação na área de ciências econômicas e possibilitar a visibilidade destas no mercado de atuação e na discussão de pautas relevantes para a formação docente e discente. As atividades do projeto ocorrem uma vez por mês, na última terça-feira, às 15h, sempre com uma economista convidada. O evento tem transmissão ao vivo pelo Instagram do projeto: @mulheres.economistas e retransmissão pelas mídias sociais do @cofecon.

De acordo com a coordenadora do Conexão Mulheres Economistas, professora Michele Aracaty, a iniciativa tem o apoio do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e do Grupo de Trabalho Mulheres Economistas (Cofecon). “O que se observa é uma tendência das economistas de irem para outras áreas (direito, por exemplo), pois não conseguem se encontrar atuando como economistas uma vez que o mercado de trabalho é muito masculino”, expõe a docente do Departamento de Economia e Análise da Ufam. “Nosso projeto visa apresentar às economistas novas áreas de atuação, em especial, nas ‘novas economias’, que seriam: a economia social, a economia circular, a economia comportamental, a economia compartilhada e a economia solidária, por exemplo, que são áreas de atuação novas e com muito potencial para as mulheres economistas”, completou.

O programa de estreia ocorreu na terça-feira, dia 25 de outubro, e teve como convidada a economista, docente, fundadora dos Economistas Solidários, conselheira federal e ex-vice-presidente do Cofecon, Denise Kassama, que falou sobre a sua trajetória profissional e sobre o GT Mulheres Economistas. “Lembrando que temos um número equitativo de alunos e alunas na sala de aula e quando analisamos o mercado de trabalho do economista, temos uma participação muito maior de economistas do sexo masculino”, revelou a coordenadora.

O próximo programa será transmitido no dia 29 de novembro, às 15h, por meio do perfil do projeto no Instagram. A convidada será a economista Karla Karoline Martins, da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos.