Página inicial > Últimos Eventos > Ufam promove Festival Intercultural dias 11 e 12 de novembro

Ufam promove Festival Intercultural dias 11 e 12 de novembro

Publicado: Quinta, 03 de Novembro de 2022, 13h06 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 13h06 | Acessos: 603

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

O Festival tem o objetivo de propiciar à comunidade acadêmica e ao público em geral atividades acadêmicas, culturais e artísticas que promovam a Ufam como um espaço intercultural, multiétnico e multilíngue, com o protagonismo dos discentes da Faculdade de Letras, dos estudantes estrangeiros e dos estudantes indígenas, combatendo o xenofobismo e o preconceito. Evento é promovido pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) em parceria com as Faculdades de Letras (Flet), de Artes (Faartes), de Educação (Faced) nos dias 11 e 12 de novembro. Locais das atividades estão na programação.  O festival é um evento institucional aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

Realizado pela primeira vez, o Festival irá trazer para o público diversas atividades, como rodas de conversas, festival gastronômico e cultural dos países de origem dos estudantes estrangeiros, festival musical com ritmos e danças do Amazonas e dos países de origem, mostra cinematográfica com documentários dos países de origem e exposição de objetos/artefatos dos estudantes países.

“Entendemos que a questão fundamental, basilar, é pensarmos a Universidade como o um ambiente intercultural. Trazendo a interculturalidade para o centro de nossas preocupações e visões, é forçoso reconhecer que precisamos trazer para esse debate a presença das culturas locais, e num primeiro momento queremos criar os espaços para as culturas indígenas destacando, nesse momento, a participação e a presença dos estudantes indígenas em nossa Universidade, assim como buscamos a participação de estudantes negros e quilombolas”, expôs o professor Henrique Pereira, assessor da Arii. “É o primeiro evento que estamos proporcionando, se o Festival for favorável e aprovado pela comunidade acadêmica, teremos outras edições nos próximos anos”, explicou.

Segundo o professor, não é necessário fazer inscrição para participar do evento, bastando comparecer no local e horário da atividade de acordo com a programação.

Confira a programação completa abaixo: