Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > III Congresso Internacional de Cidadania Digital prorroga prazo para submissão de trabalhos
Início do conteúdo da página

III Congresso Internacional de Cidadania Digital prorroga prazo para submissão de trabalhos

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 15h23 | Última atualização em Quinta, 03 de Novembro de 2022, 09h01 | Acessos: 523

Evento acontece de 21 a 25 de novembro de 2022, em Manaus e em Parintins, no formato híbrido. Novo prazo de submissão se estende até o dia 11 de novembro.

O prazo de submissões de trabalhos para o III Congresso Internacional de Cidadania Digital foi prorrogado até o dia 11 de novembro de 2022. As inscrições para o evento, que são gratuitas para estudantes, encerram no dia 18 de novembro. O encontro será realizado no período entre 21 e 25 de novembro deste ano, em Manaus e em Parintins (AM), no formato híbrido. Podem ser inscritos trabalhos como resumos expandidos, relatos de experiência, ensaios, artigos científicos e performances artísticas. Interessados podem submeter propostas por meio do site do evento: https://www.even3.com.br/congressodecidadaniadigital/.

Com tema “A comunicação da floresta e a conexão de todas as coisas”, o III Congresso de Cidadania Digital apresenta discussões interdisciplinares, propondo reflexões sobre tendências e características desta nova época da cidadania, marcada pela colaboração das tecnologias digitais para o desenvolvimento de práticas cidadãs no coração da Amazônia. O Congresso é promovido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com o Centro Internacional de Pesquisa Atopos da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e com diversas universidades brasileiras.

As principais atividades serão transmitidas online - incluindo as mesas coordenadas, abertas à participação remota dos interessados na apresentação de trabalhos científicos - por meio do canal do Centro Internacional de Pesquisa Atopos no YouTube. Estudantes, pesquisadores, artistas e ativistas interessados em submeter propostas de trabalho para o congresso devem informar ao coordenador da mesa, após o recebimento da aprovação, se pretendem apresentar o trabalho presencialmente ou remotamente (por meio de videoconferência).

Os trabalhos devem ser elaborados em Português, Espanhol, Inglês, Francês ou Italiano, por pesquisadores já formados (mestres ou doutores) e/ou em parceria com os seus orientandos de pós-graduação ou graduação.

Os trabalhos devem ser apresentados segundo a perspectiva de cada eixo temático. São eles: 1) Epistemologias reticulares: o protagonismo dos não-humanos e a comunicação pós-antropocênica; 2) Práticas de cidadania digital para se conectar com a Floresta Amazônica; 3) O local digital das culturas; 4) Net-ativismo, participação e conflitos em redes; 5) Jornalismos possíveis: ecologia de traduções de mundos; 6) Tecnologias imersivas e formação no contexto da Cidadania Digital; e 7) Uma outra universidade possível.

O III Congresso Internacional de Cidadania Digital é financiado pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

registrado em:
Fim do conteúdo da página