De 26 a 28 de outubro, Instituto de Natureza e Cultura (INC) realiza o Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões
Evento será realizado no auditório do INC, unidade acadêmica da Ufam no município de Benjamin Constant. Para participar, inscreva-se no site do evento
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
O Instituto de Natureza e Cultura, unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas no município de Benjamin Constant, promove de 26 a 28 de outubro, o Workshop Internacional do Parque Científico e Tecnológico do Alto Solimões.
Público de interesse
Coordenado pelas professoras Taciana de Carvalho Coutinho e Geise Canalez, o evento é voltado a docentes e discentes (Ufam/ UEA / Ifam / Unal / Unad), instituições públicas federais e estaduais, produtores, associações cooperativas, empreendedores locais e instituições de fomento, além de organizações civis em geral.
Minicursos
Entre os cinco minicursos da programação estão o “Curso de Pilotagem de Drone /RPAS”, ministrado pelo instrutor Darlô Barbosa da Silva Sobrinho, do CENSIPAM – Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia e o “Curso Plantas medicinais e fitoterápicos”, ministrado pela mestre em Ciências Farmacêuticas na área de produtos naturais e compostos bioativos Mariana Cardoso Oshiro e pelo doutor em Biodiversidade e Biotecnologia, doutor Renato Abreu Lima (IEAA). Os minicursos ocorrerão de 24-28 de outubro.
Palestras
A conferência de abertura, intitulada “Parque de Ciência e Tecnologia Guamá: um instrumento do desenvolvimento econômico sustentável do estado do Pará”, será proferida pelo doutor Rodrigo Quites Reis, do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.
À tarde, a programação continua com a mesa Redonda “PaCTAS Alto Solimões: Vozes das Mulheres das águas e das florestas”, coordenada pela doutora Maria Angelita da Silva (Ufam/INC) e da qual participam Mislene Metchacuna Mendes Tikuna, da Fundação Nacional do Índio – FUNAI, Glades Rodrigues Ramires, da Federação Kokama e Myrian Pereira Vasques (Metchitüna), ativista Indígena e conselheira deliberativa da Associação das Mulheres Indígenas Tikuna/ Amit e Silvana Marubo, do Departamento de Mulheres indígenas da União dos Povos do Vale do Javari/UNIVAJA e Adelina Fidelis Ramos Tikuna, da Associação das Mulheres Indígenas de Belém do Solimões – Mapana
Mostra da Tríplice fronteira
A programação do primeiro dia conta ainda com a Mostra de produtores e empreendimentos locais da tríplice fronteira. Confira a programação completa no site do evento.
Redes Sociais