Página inicial > Últimos Eventos > Museu Amazônico integra a 16ª Primavera dos Museus

Museu Amazônico integra a 16ª Primavera dos Museus

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 14h13 | Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 16h06 | Acessos: 682

O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) integra a programação da 16ª Primavera dos Museus que acontece entre 19 a 23 de setembro, com o tema “Independência e Museus: outros 200, outras histórias”, sugerindo uma reflexão sobre o que outros sentidos e independências o Brasil e os brasileiros viveram nestes 200 anos.

A Primavera dos Museus é uma temporada de eventos socioculturais que ocorre anualmente, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que tem por objetivo divulgar e valorizar os museus brasileiros, colaborando para aproximá-los da sociedade. Segundo o IBRAM, o tema propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

Acesse a programação:

ExposiçãoVirtual: a partir de 19/09/2022

Tema: “Arte e ciência na flora e fauna amazônica”

A mostra virtual, de curadoria de Leila Baptaglin, Lucimery Ribeiro e Carolina Brandão, tem como objetivo apresentar as produções artísticas da coleção Feliciano Lana, salvaguardadas no Museu Amazônico. As obras destacam os saberes tradicionais e a flora e fauna amazônica, nos permitindo pensar na discussão entre arte e ciência no ambiente educacional, seja ele formal ou informal. Para visitar, acesse:

Exposição virtual, a partir de 19/09/2022

Tema: “Arte e ciência na flora amazônica”

A mostra virtual, de curadoria de Leila Baptaglin, tem como objetivo apresentar as produções da artista/pesquisadora roraimense Leila Adriana Baptaglin (1984-....). Em suas obras, destaca-se a flora amazônica, em especial a roraimense, dando margem para pensarmos na diversidade de experiências artísticas que podem e devem ser levadas para o ambiente educacional formal, informal e não-formal. Para visitar, acesse:

Ação educativa, presencial ,21/09/2022, das 14h às 15h30, Na biblioteca do Museu Amazônico. Tema: Independência ou Independências?

Palestrantes: Dyson Teles Alves, Rosângela, Martins e Carolina Brandão Gonçalves

Ação educativa,online-21/09/2022, Lançamento de um jogo de memória e de uma HQ, online, com reproduções de desenhos feitos por Feliciano Lana, ambos os produtos com curadoria e ilustração feitas, respectivamente, pela artista/pesquisadora roraimense Leila Adriana Baptaglin. Publicação nas mídias sociais do Museu Amazônico

Atividade cultural, online -, de 22/09 a 22/10/2022, Violões no Museu Amazônico, com os músicos Nelson Fernando Cayhado e Márcio Carvalho. Publicação nas mídias sociais do Museu Amazônico

Palestra, 23/09/2022, das 14h às 16h,presencial no Museu Amazônico