Página inicial > Últimos Eventos > Centro de Convivência tem programação especial em apoio ao Setembro Amarelo

Centro de Convivência tem programação especial em apoio ao Setembro Amarelo

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 12h20 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 13h01 | Acessos: 1079

Dia 10 de setembro é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, por isso durante o mês é realizada campanha Setembro Amarelo. Em alusão à data, o Centro de Convivência da Ufam promove várias atividades no dia 9, das 10h às 15. A programação inclui, entre outras ações, rodas de conversa, dança, capoeira, música e sorteio de brindes.

O evento é voltado para toda a comunidade universitária e aborda o tema “Juntos pela Vida”. Os organizadores pedem que os participantes vistam roupas na cor amarela em apoio à causa. “A partir das rodas de conversas e ações dos profissionais da área buscaremos acolher a comunidade, ouvir e discutir o tema, apresentar as ações que já são desenvolvidas dentro da própria Universidade pelo Cais, Daest e Fapsi. Por meio das atividades físicas, queremos destacar a contribuição destas para uma boa saúde mental. Além disso, promover dinâmicas para interação da comunidade e dispor de atos de empatia através de mensagens a serem distribuídas”, disse Adriane Nascimento, administradora do Centro de Convivência. “A partir do dia 08 (quinta-feira) serão expostos alguns painéis informativos e interativos que permanecerão até o fim do mês dispostos na área do hall do CdC”, informou.

“Nós buscamos juntar esforços com os demais setores da Universidade a fim de movimentar a comunidade a cerca do tema da prevenção ao suicídio, trazendo à tona a preocupação com a nossa saúde mental, emocional, social e física para que possamos compreender melhor o problema. E desta forma, atuar ativamente na conscientização da importância da vida, demonstrando empatia, lembrando que não estamos sós e que podemos ajudar uns ao outros", completou.

De acordo com dados de 2019 da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 pessoas tiraram suas próprias vidas em todo o mundo. Isto com base nos casos registrados. De acordo com a estimativa, o número alcança mais de um milhão de pessoas, se incluídos os casos não notificados. No Brasil, são registradas quase 14 mil por suicídio por ano, com uma média de 38 brasileiros mortos por dia.

Confira a programação completa:

Roda de Conversa - FAPSI (10:30h às 11:30h)
Roda de Conversa - DAEST (13h na sala do De Bubuia/CdC)
Estande de Divulgação de serviços - CAIS (10h às 15h)
Aferimento de pressão - CAIS (10h às 15h)
Distribuição de Preservativo - CAIS (10h às 15h)
Teste Rápido Covid - CAIS (10h às 15h)
Campanha de Doação de Sangue - Hemoam (08 às 12h) - estudantes doadores receberão declaração de 10h complementares.
Kung Fu / Thai Chi - Prof Sheila Mota/FT (11:30h)
Capoeira - Prof Senegal (a confirmar)
Dança Contemporânea - PRODAGIN (12:30h)
Jogos de Tabuleiro - Villa Ludos (10h às 15h)