Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > FCA mostra como o conhecimento científico pode desenvolver o setor primário do Amazonas na 44ª Expoagro
Início do conteúdo da página

FCA mostra como o conhecimento científico pode desenvolver o setor primário do Amazonas na 44ª Expoagro

Publicado: Domingo, 28 de Agosto de 2022, 15h09 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 13h20 | Acessos: 1502

Principal evento do setor primário do Estado, a Expoagro ocorre até o dia 4 de setembro com diversas atividades

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Apresentar os cursos e as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados pela Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) é o objetivo da participação da Ufam na 44ª edição da Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que teve início na manhã deste domingo (28), no Kartódromo, localizado na rua Pandora, 452, no Alvorada. No primeiro dia da feira, a FCA expõe trabalhos de pesquisas que beneficiam o setor primário do Amazonas. 

Antes de iniciar as apresentações, o reitor Sylvio Puga visitou o estande da Universidade na e prestigiou a exposição de alguns projetos. De acordo com o gestor, a presença da Instituição no evento é importante para estreitar os laços com a sociedade e também ampliar a rede de parceiros. “A Expoagro é uma feira onde são apresentados para a sociedade os diversos atores que compõem o setor primário do Amazonas e, dentre eles, a Faculdade de Ciências Agrárias desempenha um papel importantíssimo na formação de engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, engenheiros de pesca, licenciados em Ciências Agrárias e zootecnistas, então, a gente precisa estar aqui mostrando os nossos trabalhos”, declarou. “Estamos em uma feira científica onde os alunos estão mostrando os trabalhos dando a sua contribuição efetiva para a melhoria do setor primário do Amazonas. Então, entendo ser importantíssima a nossa participação na feira com um conteúdo científico, mostrando à sociedade o que nós fazemos”, completou. “Aqui estarão pessoas que têm empreendimentos no setor primário, entes privados, aqui também estarão profissionais do setor público, setor que também demanda os nossos profissionais, essa interação permite a mais rápida inserção do aluno no mercado de trabalho”, expôs. 

O diretor da FCA, professor Victor Lamarão, ressaltou que este ano ocorre a segunda edição da Feira Científica na Expoagro, que reúne trabalhos dos diversos cursos da unidade acadêmica, principalmente a nível de graduação. “Se você observar os trabalhos da amostra científica, alguns versam sobre a produção de alimentos, do ponto de vista da produção, do ponto de vista da inovação, da sustentabilidade.   Outro curso, como engenharia de alimentos, já vai mostrar o pós-colheita, formas de se produzir, de inovar para novos produtos e assim o consumidor ter acesso a um produto com segurança alimentar, com segurança nutricional, enfim, a Universidade é um mundo e esses trabalhos mostram um pouco disso”, explicou o diretor. “Ao longo da semana, os demais cursos como engenharia florestal, engenharia de alimentos, de pesca, zootecnia, agronomia e licenciatura em ciências agrárias, a partir da ação dos seus professores e alunos, mostrará outras vertentes, os trabalhos que são realizados nos laboratórios, os de pós-graduação, enfim, mostrando um pouco dessa diversidade que é a Ufam, que é a Faculdade de Ciências Agrárias, trabalhando com o tripé educação, pesquisa e extensão”, revelou.

Expondo pela segunda vez na Expoagro, Blenda Costa afirma que a feira oferece a oportunidade de vivenciar novas experiências. Em 2022, ela apresenta o projeto que trata do curuí, um fruto amazônico com propriedades medicinais, mas que ainda é pouco conhecido e consumido pela população. “É sempre legal a gente fazer esse trabalho porque tem visibilidade. A gente consegue expor o nosso trabalho além da faculdade e a gente pode representar a FCA, o nosso curso de engenharia de alimentos, que é um curso novo. É satisfatório”, disse. 

A Expoagro 2022 segue até o dia 4 de setembro com atividades diversas como visitação a animais, competições de vaquejada e hipismo, atrações musicais, comidas típicas, parque de diversões e artesanato. A entrada é gratuita. 

    

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página