Página inicial > Últimos Eventos > Resgate aéreo de pacientes com covid-19 no Amazonas é tema de evento dia 24 de agosto

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 11h46 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 13h04 | Acessos: 564

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Apresentar de que forma foram feitos os atendimentos aéreos dos pacientes com covid-19 no Amazonas é o objetivo da transmissão ao vivo via Youtube e Facebook com a participação do professor da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) Alexandre Vieira. O evento ocorre na quarta-feira, 24 de agosto, às 19h30, por meio do perfil Resgate Aéreo.

A atividade é promovida pelo ex-comandante do Grupo Águia do serviço aeromédico da Polícia Militar de São Paulo, Eduardo Beni, responsável pelo site Resgate Aéreo e tem como objetivo discutir temas concernentes à aviação aérea em geral. Alexandre Vieira é coautor da tese intitulada “Caracterização sociodemográfica e necessidade de internação em UTI dos pacientes portadores de covid-19 atendidos pelo transporte aeromédico no interior do estado do Amazonas”, ganhadora do prêmio concedido pela Evoluigi Treinamento e Desenvolvimento e entregue durante o Congresso Aeromédico Brasileira, em 2021. “Quase que a totalidade do nosso Estado não tem acesso terrestre, então, a remoção aérea, o transporte aéreo, é fundamental para o atendimento às pessoas que necessitam, que estão em quadro crítico relacionado à urgência e emergência e precisam ser transportados para a capital para atendimento especializado”, explicou o professor. “Estamos trabalhando os dados, mas uma das dificuldades que a gente tem é a questão da distância mesmo, aqui tem horas de voo muito extensas, a comunicação às vezes é difícil em função da Internet no interior e que o transporte aeromédico tem um papel importantíssimo”, revelou.

O trabalho é resultado da pesquisa de doutoramento do professor da EEM do curso de  doutorado interinstitucional realizado entre a Ufam e a Universidade de São Paulo.

Para mais informações, acesse a página do Resgate Aéreo.