Página inicial > Últimos Eventos > Faculdade de Direito realiza cerimônia de lançamento do livro “Temas Contemporâneos do Direito” e presta homenagem à docente

Publicado: Quarta, 17 de Agosto de 2022, 13h55 | Última atualização em Quarta, 17 de Agosto de 2022, 14h26 | Acessos: 818

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

No próximo sábado, dia 20 de agosto, a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/Ufam) realiza evento de lançamento da 8ª edição do livro “Temas Contemporâneos do Direito”, às 9h, no auditório da FD.

O livro é uma contribuição à pesquisa jurídica da Ufam, sendo organizado pelas professoras Dorinethe dos Santos Bentes, Marina das Graças de Paula Araújo, Ananda Reis Cardoso e o professor Wilken Almeida Robert. O livro foi publicado em 2021, mas em razão da pandemia não foi possível fazer o lançamento.

Além de marcar o lançamento da 8ª edição do livro o evento terá um momento de homenagem à professora Marina das Graças de Paula Araújo que tem quase 40 anos dedicados à Ufam e que está em vias da aposentadoria. Ela é uma das organizadoras do livro.

“É uma justa homenagem à professora Marina Araújo que formou gerações na Faculdade de Direito da Ufam e contribuiu enormemente para o fortalecimento do Direito na região. O livro foi publicado em 2021, mas por causa da pandemia vamos fazer o lançamento da obra no sábado”, afirmou uma das organizadoras da obra, professora da Faculdade de Direito, Dorinethe Bentes.

O evento terá uma palestrante especial, a professora Tatiana Ribeiro Souza, que abordará sobre “A importância do olhar feminino na ciência e no mundo jurídico”.

A palestrante é doutora em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), mesma instituição onde obteve o grau de mestra em Ciências Sociais, em 2006. Graduada em Direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal, em 1998, iniciou a carreira acadêmica em 2000, após concluir a especialização em Direito Público pela Universidad  de La Frontera do Chile (UFRO). Até agosto de 2013 foi Professora Titular do Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm) e do Centro Universitário Newton Paiva, onde coordenou o Grupo de Estudos em Direito Internacional da Newton Paiva (GEDINP), como Chapter Academic Advisor, da International Law Students Association - ILSA. Atuou em 2013 como professora convidada da Universidad Libre de Colômbia, no curso de Maestría en Filosofía del Derecho y Teoría Jurídica. Iniciou a carreira trabalhando com Direito Municipal e Urbanístico. Foi pesquisadora do Proyecto PAPIIT IN3088093 "Hacia un estado de Derecho Internacional" da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Atualmente é professora adjunta da UFOP, em dedicação exclusiva, coordenadora do GEPSA/UFOP e da Rede Internacional para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano.