Faculdade de Informação e Comunicação reinaugura espaço físico da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom)
Na tarde desta segunda-feira, 15 de agosto, a Faculdade de Comunicação e Informação da Universidade Federal do Amazonas (FIC/Ufam) reinaugurou o espaço físico da Agência Experimental de Comunicação (Agexcom). A sala fica localizada no primeiro pavimento do Bloco Erasmo Linhares e oferece aos alunos, do 3º ao 6º período, dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Design um espaço para atender clientes reais.
De acordo com o coordenador do Projeto, professor Jonas Gomes, a Agexcom é vinculada ao curso de Relações Públicas e tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Ufam, por meio do projeto ‘Conexões: comunicação, sociedade e cidadania’. “A agência escola, mesmo sendo vinculada ao curso de Relações Públicas, atende também discentes de Jornalismo e Design. A ideia é simular as condições reais do mercado de trabalho, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizagem no atendimento a demandas reais de clientes, vivência de rotinas e desenvolver competências e habilidades específicas exigidas pelo mercado”, enfatizou o docente.
O professor falou ainda que todos os recursos financeiros utilizados na reforma física da sala foram do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE). Além disso, foi feita uma parceria com a Empresa Júnior Arco, vinculada aos cursos de Arquitetura e Design, responsável pelo projeto de Design de Interiores da Agência. “O aluno que frequentar o espaço achará um ambiente diferente da sala de aula e que atenderá clientes do mercado. Atualmente, atendemos Organizações Não Governamentais (ONG) e o Projeto Acelera, edital que abrimos para empreendedores da Ufam”, explicou.
Durante a solenidade, a discente Vitória Fernanda, aluna de Relações Públicas e participante da Agexcom, fez o relato das experiências com dois clientes e apresentou as estratégias como foram pensadas as campanhas, considerando as necessidades do mercado. “Participei da Agência em dois momentos, um como bolsista e agora como estagiária, e tive a oportunidade de ter contato com uma experiência profissional”, relatou.
Para a professora Guilhermina Melo Terra, coordenadora acadêmica da FIC, a Agência é relevante tanto para a formação acadêmica como para a vivência dos discentes. “A Agexcom consegue proporcionar uma experiência integral aos alunos. Eles sentem na prática a realidade que viverão em uma agência. Em paralelo, contribui com o desenvolvimento do meio ao qual ela integra. A sociedade e a Universidade ganham, principalmente, nossos discentes”, destacou.
De escritório modelo até Agência
A Agexcom é fruto de um trabalho conjunto do curso de Relações Públicas que teve início em 1995, com o escritório modelo de Comunicação Social, criado pelas professoras Célia Carvalho e Luiza Elayne Azevedo. A finalidade era oferecer aos discentes a oportunidade de desenvolver atividades práticas nas áreas de Relações Públicas e Jornalismo. Em 2012, com base na reformulação do Projeto Pedagógico do curso de Relações Públicas, foi criada a Agência Experimental de Comunicação (Agexcom) e de 2020 para cá já foram atendidos mais de 10 clientes.
"Queríamos divulgar a atividade, a profissão e o curso de Relações Públicas e ao longo dos anos essa ideia foi se firmando. Em seguida, com a Agência de Comunicação, houve a prestação de serviço para órgão públicos e os resultados foram bastante positivos, inclusive, resultaram em concursos públicos para a área de Relações Públicas em alguns órgãos. Fico muito feliz em presenciar, depois de tanto tempo, os resultados daquela ideia que plantamos em 1995 e ainda hoje traz resultados relevantes para o curso de Relações Públicas. Estamos presenciando a reinauguração de um espaço com a participação efetiva de professores e alunos voltados para a prestação de serviço a sociedade”, destacou a professora Célia Carvalho, uma das idealizadoras do escritório modelo que deu origem à Agência.
O professor Israel Rocha, um dos coordenadores da Agexcom e coordenador do curso de Relações Públicas, falou da relevância do espaço para os discentes. “Esse é um espaço para que nossos alunos possam treinar, praticar e viver questões que estão ligadas ao mercado. A Agexcom tem atraído cada vez mais os estudantes não só do curso de Relações Públicas, mas também dos cursos de Jornalismo e Design e do ponto de vista da coordenação, só tenho a agradecer o trabalho de todos os docentes envolvidos”, finalizou.
Mais informações sobre as ações e editais no site da Agexcom
Redes Sociais