Página inicial > Últimos Eventos > Pulitzer Center em parceria com Laboratório da Ufam promovem curso "Amazônia no Antropoceno"

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 15h49 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 15h49 | Acessos: 680
O Pulitzer Center, em parceria com universidades da Amazônia (Ufam, UFPA, Ufopa e UFAC), promove o curso "Amazônia no Antropoceno: reportando o presente e discutindo o futuro da floresta", voltado para estudantes universitários de graduação e de pós-graduação. Na Ufam, o curso está sendo coordenado em parceria com o Laboratório de Antropologia da Vida, Ecologia e Política (COLAR), no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e Departamento de Antropologia Os interessados em participar devem fazer inscrição até o dia 20 de agosto na página https://bit.ly/cursoamazonia.

Estruturado em mesas de debates com pesquisadores, lideranças e pensadores indígena e movimentos sociais e uma oficina de narrativa jornalística e criativa, o curso abordará temas fundamentais para entender a Amazônia hoje. Serão abordados, de forma interdisciplinar e intercientífica, situações que afetam e são afetados por fatores sociais, ecológicos, políticos, econômicos e culturais da floresta tropical amazônica e determinantes para compreender qual será o futuro da região. Serão 5 módulos, 1 presencial em Santarém (21 e 22 de setembro) e 4 on-line (30 e 31 de agosto, 17 e 18 de outubro, 7 e 8 de novembro, 20 e 30 de novembro), com o total de 100 vagas. A Oficina de narrativa jornalística e criativa para instrumentalizar o(a) aluno(a) e aumentar a capacidade de comunicação. Ocorrerá em Santarém nos dias 26 e 27 de setembro, com vagas limitadas (20 vagas).

O curso busca gerar debates de alto nível, de forma aplicada e conjuntural, além de trabalhar a formação dialogada com grupos de jovens que serão os pesquisadores, professores, profissionais dos setores governamentais e não-governamentais e tomadores de decisão na Amazônia. Tal rede auxiliará na criação e na alimentação de informação de qualidade sobre a Amazônia ao contribuir para a conservação da floresta e garantir dos direitos de seus povos a partir da identificação e reflexão sobre os principais desafios. Da mesma forma, a conformação de uma rede interativa de conhecimento que reúna pesquisadores, jornalistas e povos da região pode vir a destacar as potencialidades de conhecimento existente na Amazônia.

Em breve serão disponibilizadas mais informações sobre locais e horários.