Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Faced comemora 50 anos com lançamento de livro que conta sua história e memória
Início do conteúdo da página

Faced comemora 50 anos com lançamento de livro que conta sua história e memória

Publicado: Sexta, 12 de Agosto de 2022, 11h28 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 14h44 | Acessos: 1228

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

Ao longo de cinco décadas, desde quando foi criada, a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) representa a luta por uma educação de qualidade e libertadora à sociedade amazonense. A comemoração do jubileu contou com a participação do reitor, professor Sylvio Puga, que esteve acompanhado do diretor da Faced, professor Cláudio Gomes da Victoria e demais autoridades. O evento aconteceu no final da tarde desta quinta-feira, 11, no auditório Rio Alalaú da Faced, Setor Norte do Campus Universitário.

Publicado pela Editora CRV, o livro “50 anos da Faculdade de Educação da Ufam: histórias e memórias” contém 240 páginas e apresenta os seguintes organizadores: Elenir da Conceição Nicácio, Ana Carolina Ferreira Alves, Brenna Paula Boaventura Correa Cavalcanti, Elciclei Faria dos Santos, Fábio Souza Lima, Francisca Maria Coelho Cavalcanti, Marinês Viana de Souza, Paulo Ricardo Freire de Souza e Rosenir de Souza Lira.

Historia de Luta

Em pronunciamento, o reitor professor Sylvio Puga, disse estar honrado em participar da cerimônia de lançamento da obra que entende ser momento histórico para Universidade e para a Faced. Segundo o reitor, a foto de capa do livro remete-nos aos primórdios da Faced que mostra um ato público em frente da Faculdade, na Rua Tapajós. “Vejam que a Faced já estava na vanguarda dos movimentos sociais, populares e das lutas em defesa da Universidade que é sintetizado nessa capa, em que estão alunos professores e Tae’s lutando em defesa e autonomia da Universidade. Eu respeito a todos eles, assim como aqueles que ao longo dessa trajetória construíram essa Faculdade que tem uma história muito bonita, em favor da democracia, em favor da Universidade”, completou o professor.

Na ocasião, o reitor, professor Sylvio Puga, parabenizou os autores do livro pela dedicação em juntar às peças do quebra-cabeça, e, enfatizou que a historia é construída por muitas falas, autores e personagens. “Estamos numa tarde festiva, numa tarde também de luta para a nossa Universidade e para a Faculdade”, acrescentou Sylvio Puga que expôs ainda que a “história da Faced é uma história de luta e, Administração Superior continuará apoiando a direção para que nos próximos 50 anos sejam com mais vitórias.   

Potência

O diretor da Faced, professor Cláudio Gomes da Victoria, em sua fala, mencionou o egresso Alcilei Vale Neto, da etnia Mura, que morrei em acidente trágico, o qual ajudou a construir o Curso de Formação de Professores Indígenas que segundo ele, se faz presente nesse momento de comemoração da historia e memória da Faced. Durante seu pronunciamento homenageou a todos que compõem o quadro da Faced como alunos, terceirizados, egressos, técnicos administrativos e professores, o qual entende que todos têm sua importância para construir uma Faculdade forte e desafiadora para as lutas futuras.

“Nesses 50 anos, a Faculdade de Educação foi promotora dessa atitude coletiva, dessa atitude que faz com que a gente se mova para que nós possamos continuar nos movendo, possamos continuar sendo exemplo de potência, no município, no estado, e, eu diria, no Brasil. A Faculdade de Educação tem essa característica de luta contra o preconceito, intolerância, assédio, e de toda forma de opressão do ser humano”, expõe.

Organização

A professora Elenir da Conceição, representando os autores e organizadores do livro “50 anos da Faculdade de Educação da Ufam: histórias e memórias”, disse na sua exposição estar agradecida pela presença de todos, mas, em especial, as autoridades que compõem à mesa de honra. Dentre as curiosidades que ela apresentou, a criação do curso de Filosofia, Ciências e Letras e também abrigo de dois cursos em processo de formação: Artes Visuais e Psicologia pela Faced.

“A gente deseja muito que ela continua assim. Berço de tantos outros cursos que teve alguma dificuldade de se instalar”, disse.

Mesa de honra

Na composição da mesa de honra estavam presentes: o diretor da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), professor Sérgio Augusto Freire de Souza, a representando a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), Tae Izaura Maria da Silva Jardim, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), professora Camila Ferreira da Silva, o coordenador do Curso de Pedagogia, professor Márcio de Oliveria, a coordenadora do Curso de Formação de professores Indígenas, professora Jonise Nunes Santos, representando os organizadores do livro, professora Elenir da Conceição Nicácio e o ex-reitor da Ufam, professor Walmir de Albuquerque Barbosa.

A comemoração teve início com a apresentação do Coral de Câmara da Orquestra Sinfônica da Ufam (Osufam) dirigida pelo maestro e professor Hermes Coelho. No final do evento, homenagens as personalidades que marcaram a história e memória da Faculdade de Educação.   

Sinopse

No momento em que o país tanto precisa superar as suas dificuldades materiais, mas, principalmente morais; surge um livro onde se procura apresentar a história de 50 anos de existência da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas.
Esta não é mais uma história de uma entidade voltada para o desenvolvimento educacional de uma sociedade. É a história do esforço e da determinação de grupos de educadores que acreditam que sem educação o potencial humano não se desenvolve.
Em cada uma das quatro seções o leitor poderá encontrar temas que podem se construir em objeto para sua meditação.

Mas, de modo geral, o interessado terá a seu dispor vasto material para identificar os principais fatores que contribuem para a criação e implementação de uma instituição de ensino superior e, para mantê-la trabalhando, eficazmente, para o seu próprio desenvolvimento e para o desenvolvimento intelectual e moral de uma sociedade. É a Porta de Luz que se transforma e transforma aqueles que a procura com o intuito de encontrar o caminho que os leva a sua libertação.

Autor: professor Raimundo Martins Ferreira (Faced).

GALERIA DE FOTOS

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página