Página inicial > Últimos Eventos > Exibição de filmes produzidos no Workshop internacional ‘The Frontier Zones Project’, ocorre no CAUA, nesta sexta-feira, dia 5

Publicado: Quinta, 04 de Agosto de 2022, 13h30 | Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 13h43 | Acessos: 1503

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

Após 12 dias do workshop internacional “The Frontier Zones Project”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia (PPGPSI), em uma parceria entre o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, a Leuphana Universität e a Film University Babelsberg Konrad Wolf, da Alemanha, e a Universidade Federal do Amazonas, com financiamento da Fundação Deutscher Akademischer Austauschdienst Brasil (DAAD), o evento chega em seu último dia, nesta sexta-feira,  5, com a exibição de seis filmes documentários sobre as dinâmicas urbanas e sociais (cada um tem duração média de 10 minutos), trabalhados no Workshop, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/Ufam).

Trata-se de um workshop sobre o uso e produção do filme documentário como meio de leitura e expressão de dinâmicas urbanas, que ocorreu a partir do dia 25 de julho até esta sexta-feira, 5 de agosto de 2022, em Manaus, com a exibição dos documentários.

Após 2015 e 2017, esta é a terceira International Winter School do projeto realizada no Brasil. Esse evento potencializa a parceria entre essas instituições, dando mais visibilidade para Manaus, possibilitando mais conscientização, construção de políticas públicas e otimizações sociais para a cidade. O evento foi gratuito e contou com aproximadamente 35 pessoas, entre professores, estudantes e demais profissionais das áreas.

Os filmes serão exibidos no CAUA, na rua Monsenhor Coutinho, 724, próximo ao Teatro Amazonas, às 14h, desta sexta-feira, 5, com entrada gratuita.

O coordenador do PPGPSI e do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde (Lapsic), professor Ronaldo Gomes, ressaltou a participação de estudantes de várias partes do Brasil no evento, como também o estudo de novos métodos de fazer pesquisa e extensão desenvolvido no Lapsic.“São estudantes que foram previamente selecionados por todo território nacional. Temos pessoas de diferentes estados e são estudantes de graduação e pós-graduação. Da Ufam são 3 dos 21 que participaram. O PPGPSI de Psicologia, no qual coordeno, foi um dos parceiros institucionais para o evento ocorrer. A professora Cláudia Sampaio e eu somos os representantes de Psicologia. Além de coordenador do PPGPSI, sou um dos coordenadores do Laboratório de Psicologia, Trabalho e Saúde. Atualmente estamos com um grupo de estudos sobre o ‘Trabalho transformando espaços urbanos e rurais’ e nele desenvolvemos estudos de novos métodos de se fazer pesquisa e extensão, como fotografia, cartografia, audiovisual, documentário”, disse.