Página inicial > Últimos Eventos > Nepecab realiza apresentação e debate da pesquisa “O transporte coletivo urbano de Manaus: bondes, ônibus de madeira e metálicos” nesta sexta-feira, 29

Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 12h38 | Última atualização em Quinta, 28 de Julho de 2022, 12h38 | Acessos: 516

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O Núcleo de Estudos e Pesquisas nas Cidades da Amazônia (Nepecab) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas realiza nesta sexta-feira, 29, às 14h (horário Manaus), em ambiente virtual (transmitido via Google Meet), o evento ‘Sexta.Com.Ciência’, que promove uma série de apresentações de trabalhos de mestres e doutores orientados pelo saudoso professor José Aldemir de Oliveira.

As inscrições estão sendo feitas no link. Os certificados de participação no evento serão disponibilizados mediante o preenchimento da Avaliação do Evento localizada na área do participante, na plataforma Even3. Ao final do evento, enviaremos um tutorial para auxiliar no preenchimento e download do certificado.

Nesta edição será abordada a pesquisa "O transporte coletivo urbano de Manaus: bondes, ônibus de madeira e metálicos", fruto da dissertação de mestrado da doutora Soraia Pereira Magalhães (pesquisadora independente). A pesquisa apresenta uma reflexão acerca das transformações ocorridas no segmento do transporte coletivo urbano de Manaus acompanhado ao crescimento e dinâmicas da cidade, assim como, as necessidades da população em torno dos deslocamentos.

Dividido em quatro fases, traça a partir de ampla pesquisa documental, aspectos condizentes com as mudanças ocorridas nos contextos socioeconômicos da cidade, que influenciando a expansão urbana e o crescimento populacional, hora de forma gradativa, ou de maneira desenfreada, estabeleceu maior dependência dos habitantes com os serviços de locomoção. Nos recortes temporais escolhidos, constam em primeiro momento, a implantação dos serviços de transportes coletivos ocorridos em 1896, durante o período ‘Áureo da Borracha’ e segue até 1946, quando inicia o processo de declínio dos bondes elétricos sob a administração da concessionária inglesa Manáos Tramways. A segunda etapa inicia em 1947, marcando a superação do ônibus de madeira sob o bonde elétrico, seguindo até a introdução do ônibus de carroceria metálica em 1957. A terceira fase analisa a interferência do poder público nesse campo de serviços com a criação da Transportamazon em 1957, até sua extinção ocorrida em 1969. A última fase insere o período de grandes mudanças para a dinâmica da cidade, fase de criação da Zona Franca de Manaus em 1967, quando se deu a formação das primeiras empresas de transportes coletivos, gerando maior interferência do poder público para a garantia dos serviços e posterior estabelecimento de uma estrutura gerencial, fato ocorrido com a criação da Empresa Municipal de Transportes Urbanos – EMTU em 1980.