Página inicial > Últimos Eventos > ICE recebe visita de estudantes de escola pública

ICE recebe visita de estudantes de escola pública

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 12h59 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 10h46 | Acessos: 1522

Iniciativa visa apresentar os cursos e carreiras da unidade para os estudantes da educação básica

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Ao todo, 40 estudantes de ensino médio da Escola Estadual de Tempo Integral Maria do Céu Vaz de Oliveira visitaram as instalações do Instituto de Ciências Exatas (ICE), no setor Norte do campus, na manhã desta quarta-feira (20). A iniciativa visa apresentar os cursos da unidade acadêmica como opção de estudo em nível superior e carreira profissional para os visitantes.

De acordo com o diretor do ICE, professor Túlio Gadelha, a iniciativa partiu de um dos professores da escola estadual, que viu o interesse dos estudantes pelo universo das ciências exatas e entrou em contato com a Ufam. Com base nisso, a direção do instituto criou a proposta do projeto de extensão “Conheça o ICE”, para incentivar os estudantes a conhecerem mais os cursos para, no futuro breve, se tornarem os novos universitários da unidade. “Urge essa necessidade de buscar no ensino básico divulgar os cursos do ICE para que esses alunos saibam o que um geólogo faz, o que um estatístico faz ou um químico, matemático ou físico.”, declarou o diretor. “Eles vão ter um dia de universitário hoje. Então, eles vão passar o dia aqui, vão almoçar aqui, vão se misturar com nossos universitários. Queremos que eles tenham a Ufam como primeira opção”, completou.

Hercules Roma, professor da Escola Maria do Céu, afirma que há uma lacuna de conhecimento em relação às carreiras acadêmicas por parte dos alunos de ensino médio, por isso, entrar na Ufam e conhecer os seus cursos é uma experiência importante e necessária. “A gente estuda química, física, biologia lá na escola, mas trazer o aluno na universidade e ele conhecer que, além dessas disciplinas já citadas, ele pode seguir carreira em outras, por exemplo, geociências, algo que ele não vê, isso que nos motivou a trazê-los aqui. Para que tenham um projeto de vida porque logo eles irão prestar vestibular” expos.

O roteiro da visita, durante a manhã, inclui a apresentação do instituto de maneira geral, o que ocorreu no auditório da Faculdade de Direito, e foi seguida pela visita às salas e laboratórios do curso de Geologia, onde os estudantes puderam ver na prática um pouco da vivência universitária e profissional dos geólogos. Os convidados também aprenderam sobre o curso de Matemática e Estatística. À tarde, os convidados irão conhecer as salas e laboratórios dos cursos de Química e Física.

Daniel Engiobert está no 3º do ensino médio e diz que tem aptidão natural para lidar com números. “Eu me encaixo muito com exatas. Eu me vejo um futuro engenheiro. Pretendo cursar Engenharia de Hardware ou Elétrica. Eu amo muito os números”, revelou. “Tudo que está sendo apresentado até agora está sendo incrível”, declarou o candidato do Processo Seletivo Contínuo (PSC) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Já Berlanda Dulce está no 1º ano e pretende cursar Medicina, mas afirma que a visita ao ICE a fez considerar também as ciências exatas. “Os cursos são muito interessantes. É, eu posso ir pensando”, disse. “Aqui está muito legal e é tudo muito lindo. Eu gostei muito de vir aqui e espero estudar aqui no futuro”, finalizou.

Para agendar a visita, é necessário contatar o ICE no e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..