Inscrições para IV Congresso Latino-Americano de Psicologia Rural (CLAPRU) estão abertas até dia 15 de agosto
Os interessados em participar da quarta edição do Congresso Latino-Americano de Psicologia Rural (CLAPRU) têm até o dia 15 de agosto para realizar as inscrições AQUI. O evento ocorre, entre 28 de novembro e 01 de dezembro de 2022, na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (FAPSI/Ufam). O CLAPRU é trienal e atende ao movimento de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Psicologia com centralidade da Amazônia na América Latina.
O objetivo é gerar um espaço de intercâmbio e aprendizagem para compreensão e melhoria do contexto rural a partir de um enfoque transdisciplinar por diferentes atores de diferentes países latino-americanos: acadêmicos, pesquisadores, agricultores, extensionistas rurais, indígenas, ativistas em movimentos sociais, membros de instituições governamentais e não governamentais. O Congresso recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
De acordo com o coordenador geral do evento, o docente Marcelo Calegare, sediar o Congresso coloca a Ufam, diante dos colegas da América Latina, como polo importante de produção de conhecimento na vida das comunidades rurais. “A expectativa é reunir em torno de 500 pessoas, não só do Brasil, mas de toda a América Latina. Esperamos que a comunidade latino americana conheça a realidade amazônica, por meio das nossas produções, além de fortalecer a rede de pesquisadores/as, professores, profissionais, estudantes e demais atores sociais e institucionais interessados em articular questões rurais”, destacou.
O professor da Ufam lembrou ainda que o Congresso tem o caráter transdisciplinar com perspectivas psicossociais, não exclusivas da Psicologia, comprometidas com o mundo rural, ampliando a práxis psicossocial nos contextos rurais das distintas regiões da América Latina. “Com isso, esperamos promover marcos e iniciativas conjuntas que possibilitem considerar os modos de vida rurais e fortalecer os direitos de todos os sujeitos rurais. Por fim, fortalecer as parcerias e cooperações internacionais ”, enfatizou.
Realizam o evento a Rede Latino-Americana de Psicologia Rural, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufam, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Colegio de Postgraduados (COLPOS/México) e a Universidad de la Cuenca del Plata (UCP/Argentina).
Confira a programação completa AQUI.
Redes Sociais