Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Projeto Baldios lança livro "Baldios – As Angústias e os Sofrimentos das Ruas" dia 30 de junho
Início do conteúdo da página

Projeto Baldios lança livro "Baldios – As Angústias e os Sofrimentos das Ruas" dia 30 de junho

Publicado: Quarta, 29 de Junho de 2022, 09h25 | Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 09h26 | Acessos: 715

Os professores Renan Albuquerque (Ufam) e Noélio Martins (Ifam) lançam na internet, nesta quinta-feira (30/06), o livro “Baldios – As Angústias e os Sofrimentos das Ruas” (EDUA/Alexa Cultural). A obra está disponível gratuitamente a partir dessa data, em formato ebook, e também pode ser adquirida em versão impressa no fim do mês de julho, junto aos próprios autores e na Livraria do Largo Sebastião, Centro.

A publicação representa o terceiro volume de dados relacionado ao “Projeto Baldios” e encerra a primeira fase de uma frutífera parceria entre a Universidade Federal do Amazonas e o Instituto Federal do Amazonas, a vigorar desde 2017. Trata-se de atividade longitudinal realizada entre pesquisadores de duas das maiores unidades educacionais de ensino superior e tecnológico do Estado. Martins e Albuquerque coordenam o projeto.

Para realizar o levantamento conjunto, que se tornou uma trilogia em livro e rendeu até o momento nove artigos, veiculados em periódicos e capítulos de coletâneas, foram avaliadas mais de 550 páginas de depoimentos e descrições em diários de campo, além de duas centenas de registros fotográficos e cerca de 1,3 mil horas de gravação em áudio e vídeo. Os autores fizeram uma grande imersão na realidade das pessoas em situação de rua de Manaus nos últimos oito anos.

Albuquerque e Martins lideram o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam), sediado na Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam e vinculado ao CNPq. Para ambos, o encerramento dessa trilogia deve ser visto como uma crítica à leitura do agora. A obra também é um dos produtos oriundos do doutorado defendido por Noélio Martins no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), quando foi orientado pelos professores Sérgio Ivan e Renan Albuquerque.

A historiadora Cláudia Amoêdo (professora/Semed), o antropólogo Asher Brum (pesquisador/UFMS) e a assistente social Jalna Gordiano (Nepam/CNPq) assinam a apresentação, o prefácio e o posfácio do livro, respectivamente. “A publicação torna-se parte de um levantamento realizado em três instâncias, com potencial para contribuir para a nossa maturidade intelectual”, destacou Cláudia.

“As pessoas em situação de rua de que falam os autores são vítimas de uma barbárie, de um modo de vida bastante imediatista, mas também são agentes de certa contracultura”, salientou Asher, que atualmente supervisiona o estágio pós-doutoral de Martins, em curso na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. “A trilogia Baldios chega ao fim trazendo a contento um universo muitas vezes invisível à sociedade manauara”, finalizou Jalna.

O ebook pode ser baixado nos links a seguir:

https://www.academia.edu/82273821/BALDIOS_As_Ang%C3%BAstias_e_os_Sofrimentos_das_Ruas_Vol_3_

https://www.academia.edu/attachments/88063752/download_file?st=MTY1NjQ0NTM2MSwxOTEuMTg5LjE2LjE1MCw0MjY3MTc5Mw%3D%3D&s=profile

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página