Página inicial > Últimos Eventos > Entre 4 e 14 de outubro, Icet sedia a Emalca Amazonas 2022

Entre 4 e 14 de outubro, Icet sedia a Emalca Amazonas 2022

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 10h47 | Última atualização em Terça, 28 de Junho de 2022, 11h03 | Acessos: 1189

Evento internacional é uma iniciativa da União Matemática da América Latina e Caribe

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Entre os dias 4 e 14 de outubro de 2022, o Instituto de Ciências Exatas e de Tecnologia (Icet), unidade acadêmica da Ufam no município de Itacoatiara, sedia o evento Escola de Matemática da América Latina e Caribe (Emalca).

O evento internacional, que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento da Matemática em todo o continente, é uma iniciativa daUnião Matemática da América Latina e Caribe (Umalca) e também conta com o apoio do Centro Internacional de Matemática Pura e Aplicada (Cimpa).

Membro dos comitês científico e organizador, o professor Cícero Mota Cavalcante, afirma que o evento oferece aos participantes a oportunidade de conhecer temas de pesquisa atuais em diferentes áreas da Matemática.

Inscrições

Membro do comitê organizador local, o professor Elizeu Cléber dos Santos França destaca como os interessados podem participar do evento. “As inscrições ficam abertas até o dia 18 de julho e podem ser realizadas através do link https://algebra.ufam.edu.br/emalca/“, orienta.

Programação

Entre os cursos previstos no evento internacional estão “Introdução à Teoria Métrica de Pontos Fixos” e “Análise sobre a esfera e alguns problemas recentes”. A conferência de abertura do evento, intitulada “ Teoria ergódica e teoria dos números”, será proferida pelo pesquisador Marcelo Miranda Viana da Silva, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), seguida das conferências dos professores da Ufam, Roberto Mesquita Silva, que proferirá a palestra intitulada “Newton-type Metrodome for Silvino generalized inclusion”; Lúcio Fábio Pereira da Silva, que proferirá a palestra “Confinamento geodésico clássico em espaço produto distorcido” e Stefan Josef Ehbauer, que proferirá a palestra “Grupos de Cohomologia de t-motivos de Anderson”. Para conferir a programação completa, acesse Emalca 2022 - Programação.

Hipótese de Riemann e demais conferências

No evento também será proferida, pelo professor Emanuel Augusto de Souza Carneiro, do Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), a palestra intitulada “A hipótese de Riemann: o mistério de um milhão de dólares”, que aborda o mais famoso desafio em aberto da matemática moderna.  A professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Daiana Oliveira dos Santos, proferirá a palestra “Uma introdução à Otimização Cônica”, na qual abordará um dos problemas de otimização cônica mais conhecidos e estudados na literatura: o da programação não-linear.

Apoios

O evento conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Centre International de Mathématiques Pures et Apliquées  (CIMPA/UMALCA); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).