Página inicial > Últimos Eventos > V Encontro Nacional do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica ocorre até sexta-feira, 16

Publicado: Quarta, 14 de Agosto de 2019, 14h50 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 11h39 | Acessos: 1904

Discutir a atuação do psicólogo jurídico para além da perícia, considerando as novas demandas profissionais oriundas da vigência do novo Código de Processo Civil e as pautas referentes à atuação do psicólogo jurídico em práticas não periciais debatidas no Congresso Nacional de Psicologia é tema do V Encontro Nacional do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (V ENNPPJ) que acontece até 16 de agosto, nas salas 34 a 37 e auditório Rio Amazonas da Faculdade de Ensinos Sociais (FES), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

O V ENNPPJ é coordenado pelos professores Cláudia Regina Brandão Sampaio, da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (Fapsi/Ufam); Munique Therense (ECS/UEA), André Machado (ESC/UEA) e Camilla Félix Oliveira (ABRAPSO/NPPJ/PPGAS).

O evento também fomenta a descentralização da produção dos saberes em Psicologia Social Jurídica, destacando a Região Norte como polo de produção de conhecimento científico de qualidade. Paralelo ao V ENNPPJ será realizado também II Seminário Amazonense de Psicologia Jurídica (SAMPJUR) e o II Encontro Local no Núcleo ABRAPSO Manaus. O Encontro terá o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é realizado pelo Núcleo de Estudos Psicossociais sobre Direitos Humanos e Saúde - NEPDS/UEA, Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica - NPPJ e ABRAPSO- Manaus.

Para a coordenação geral, o evento torna-se uma oportunidade de preencher uma lacuna na formação discente e profissional no que se refere aos conhecimentos da Psicologia no contexto jurídico, despertando para o interesse nesse campo de atuação do psicólogo. Para aqueles discentes ou profissionais que tiveram a oportunidade de cursar a disciplina durante sua graduação, o Encontro permitirá o aprofundamento e a atualização do debate sobre a interface com o Direito, convidando para a construção de uma rede de profissionais da área.

Desta forma, o evento objetiva contribuir para a divulgação dos conhecimentos e práticas produzidos no campo da Psicologia Jurídica sob a perspectiva da Psicologia Social, sobretudo no contexto amazônico. Pretende também auxiliar na formação de discentes e profissionais sobre diversas questões que envolvem a atuação do psicólogo junto ao Sistema de Justiça, ampliando as parcerias interinstitucionais entre docentes que desenvolvem ações de pesquisa, ensino e extensão na interface entre Psicologia e Direito e fomentando o desenvolvimento do campo da Psicologia Jurídica como área de especialidade da Psicologia na região Norte.

A conferência Magna será proferida pelo Antropólogo professor Theophilos Rifiotis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que ocorrerá às 18h, no auditório Rio Amazonas (FES).

Programação: https://sampjur.weebly.com/programaccedilatildeo.html

12h - 14h: Credenciamento

14h - 17h: Grupos de trabalho

Tema: Perspectivas práticas e teóricas da psicologia social na Amazônia

18h - 18h30: Apresentação do Coral da FAPSI

18h30 - 19h: Mesa de abertura

19h - 20h30: Conferência de Abertura

20h30: Encerramento

14h - 15h30: Mesa Redonda

“Infância e Juventude no Judiciário: perspectivas e práticas da Psicologia Jurídica”

15h30 - 16h30: Diálogos sobre experiência

“Adoção e seus diferentes arranjos familiares em cena” (Documentário Entrelaços)

17h - 18h30: Mesa Redonda

“O litígio familiar nas tramas do Judiciário”

19h - 20h30: Conferência Magna

"Parentalidade: diferenças conceituais entre Brasil e França."

14h - 15h30: Mesa Redonda

“Perspectivas da Psicologia Social sobre raça e gênero”

15h30 - 16h30: Mesa redonda

“Conflitos, violências e suas formas de resolução no sistema de Justiça”

17h - 18h30: Mesa redonda

“Psicologia, Direitos Humanos e Criminologia Crítica”

19h - 20h30: Conferência de encerramento

"Psicologia Jurídica como ciência e profissão: perspectivas éticas e desafios futuros."

Serviço

Onde: Faculdade de Ensinos Sociais, FES. Salas 34 a 37 e Auditório Rio Amazonas.

Quando: 14/08 a 16/08, das 14h - 20:30

Inscrições: gratuitas (presenciais e até hoje, 14/08)