Página inicial > Últimos Eventos > Árvore de Natal de 12 metros é inaugurada no Campus Universitário (sede)

Árvore de Natal de 12 metros é inaugurada no Campus Universitário (sede)

Publicado: Quarta, 22 de Dezembro de 2021, 08h11 | Última atualização em Segunda, 03 de Janeiro de 2022, 12h11 | Acessos: 1322

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom

A estrutura natalina de 12 metros e 5 de largura fica localizada na entrada do Campus Universitário (sede) e será vista até janeiro do ano que vem. A concepção simbólica cristã é resultado do convênio entre Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Prefeitura Municipal de Manaus (PMM).

A reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe, inaugurou na tarde desta terça-feira, 21, uma Árvore de Natal localizada na frente do Campus Universitário (sede). A solenidade teve a participação do pró-reitor de Extensão, professor Almir Oliveira de Menezes e demais autoridades. No final da cerimônia, houve o abraço simbólico.

Ressignificação

“A Ufam é vida. A Ufam é eternidadade. Foram com essas palavras que a reitora em exercício, professora Therezinha Fraxe, iniciou seu discurso em que  comparou a Universidade como um “território de cientistas”. Mais adiante, mencionou a diretora do Departamento de Políticas Afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão (DPA/Proext), professora Cláudia Monteiro, pela concepção da árvore de natal que a ressignificou em razão daqueles servidores ceifadas pela covid-19. Nesse aspecto, Therezinha Fraxe agradeceu a todos os envolvidos pela construção simbólica natalina que homenageia a todos aqueles que partiram.

Fraxe enfatizou não somente os que se foram, mas também para aqueles que ficaram e, ressaltou que a homenagem deve ter continuidade. De forma simbólica, a Ufam ressignifica a Árvore de Natal, a  partir de sinais emitidos que além de simbolizar a  fé, dá esperança à comunidade universitária, afirmou a reitora em exercício. “Olhando para ela, olhamos para aqueles que não estão entre nós, mas ficarão em nossos corações para sempre”, completou.

Vanguarda

Na ocasião, o pró-reitor de Extensão, professor Almir Menezes, disse que “a árvore de natal representa aqueles que construíram a Universidade, pressupõe pequenas conquistas cotidianas que foram suprimidas pela pandemia do covid-19, pela inércia das autoridades públicas diante da pandemia. Isso não se pode esquecer”. Durante sua fala citou alguns nomes que “tombaram” diante dela, e ressaltou ainda que “se deve incorporar a empatia do amor pelo outro para que de fato se possa minimizar situações como essa.”

Ele cita o vanguardismo da Ufam no combate a covid 19. “A ciência mostra que é possível transformar a realidade do estado de todos para minimizar de modo gradativo a pandemia e suas consequências”, comentou.

União

A professora Irlane Maia se pronunciou representando os docentes da Ufam, e lamentou a partida de seus pares vitimadas e que a categoria junto com os familiares sentem as perdas. A professora se distância do Centro Universitário e, estende a homenagem aos professores da Rede Pública e Privada de Ensino Básico e Médio que foram atingidos pelo vírus mortal.    “Nós estamos unidos e, com certeza o nosso profundo respeito às dores dos familiares”, completou.

Respeito

A fala do represente dos técnicos administrativos, proferida pelo servidor Herbert Rodrigues, concentrou na “valorização dos técnicos administrativos que se dá a partir da capacitação, visão dos processos funcionais, com a melhoria da saúde do bem-estar, com a escuta ativa de suas necessidades, bem como com o trabalho daquilo que necessitam para o desenvolvimento profissional, ajudando de maneira espetacular. “Nesse momento, estamos celebrando in memorian com respeito, a todos aqueles que contribuíram,  tanto eles quanto familiares, para que à Ufam se tornasse o que é hoje”, disse.

População vulnerável

Ribamar Marques Pereira, representante do corpo discente no Consuni, destacou que o Brasil ultrapassou a marca de 600 mil mortes pelo covid-19, e que este atingiu a maioria da população pobre vulnerável à contaminação e negligenciada pelo poder público que não cumpri os deveres fundamentais definidos na Constituição.