Página inicial > Últimos Eventos > HUGV recebe visita de comitiva da Universidade Keio

HUGV recebe visita de comitiva da Universidade Keio

Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 16h16 | Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 15h52 | Acessos: 1352

Por Alberto Fermin

Ascom  HUGV/Ebserh

Uma comitiva da Faculdade de Medicina da Universidade Keio (Tóquio, Japão) em passagem por Manaus visitará nesta terça-feira, 16, O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Os visitantes ministrarão uma palestra voltada para a comunidade acadêmica e hospitalar do HUGV, com ênfase em alunos de graduação e pós-graduação, intitulada “Universidade Keio e o Amazonas”. O evento terá como palestrante Tuma Yokoyama e a presença de três estudantes de medicina do 6º período desta universidade e será realizado na sala ecumênica do HUGV , 9º andar do hospital, a partir das 14h.

Na programação consta a apresentação da Universidade Keio, informações sobre o seu programa de estudos em medicina e as possíveis parcerias com o Amazonas. Após a palestra, os visitantes farão uma vista técnica para conhecer a estrutura do HUGV.

Universidade Keio

A Universidade Keio (Keio Gijuku Daigaku) é uma universidade privada localizada em Tóquio, Japão. É uma das mais prestigiadas universidades japonesas, e reconhecida como o mais antigo instituto de ensino superior moderno no país, fundada em 1858 em Edo (atual Tóquio). Atualmente, tem onze campi em Tóquio e Kanagawa que comportam dez faculdades: Letras, Economia, Direito, Negócios e Comércio, Medicina, Ciência e Tecnologia, Gestão de Políticas, Estudos de Meio Ambiente e Informação, Enfermagem e Cuidados Médicos e Farmácia.

A Universidade tem mais de 350 programas de intercâmbio estudantil com instituições de prestígio como a Universidade da Califórnia, Universidade Brown, Universidade da Pensilvânia, Universidade Carnegie Mello, Faculdade Dartmouth , École normale supérieure (Paris) e Ecole Polytechnique. Além disso, Keio tem 29 programas de duplo diploma com instituições de ponta como  Institut d'Études Politiques de ParisHEC Paris (ambas com departamentos de economia), University of Washington (Escola de Direito) e Mines ParisTech.

A universidade é uma das treze universidades do ‘Projeto Global 30’ do Governo japonês (projeto que visa melhorar atuação global das universidades públicas e privadas do país para que os graduados possam conquistar em posições de liderança global).  Além disso, a Universidade de Keio é uma das universidades da Association of Pacific Rim Universities - (Associação da Orla do Pacífico - consórcio de 50 universidades de pesquisa líderes em 17 economias da Orla do Pacífico).

Sua lista de ex-alunos inclui três ex-primeiros-ministros, dois astronautas, membros honorários internacionais da Academia Americana de Artes e Ciências, um vencedor do Prêmio Wolf, cerca de 60 membros do gabinete, 76 membros do parlamento japonês e um grande número de CEOs de empresas listadas na primeira seção da Bolsa de Valores de Tóquio.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Site da Universidade Keio (inglês): https://www.keio.ac.jp/en/

Escola de medicina da Universidade Keio: http://www.med.keio.ac.jp/en/