Página inicial > Últimos Eventos > Flet participa do Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol de 4 a 7 de novembro

Publicado: Quarta, 10 de Julho de 2019, 08h22 | Última atualização em Quarta, 24 de Julho de 2019, 15h52 | Acessos: 1183
Por Sebastião de Oliveira
Equipe da Ascom Ufam

Na sua 18º edição, o Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol objetiva proporcionar espaço de resistência e arena para reflexão sobre os rumos e as perspectivas para o ensino de Espanhol no Brasil. O evento acontece entre os dias 4 e 7 de novembro de 2019, na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Flet/Ufam),  localizada no setor Norte do Campus Universitário.

A parceria entre a Flet, a Secretaria Nacional das Associações de Professores de Espanhol (Senacape) e a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (APE-AM) permitiu a realização do 18º Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol que ocorre pela primeira vez no Amazonas.

De acordo com a coordenação, considerando as realidades das distintas regiões brasileiras e o atual panorama sócio e glotopolítico nacional, o evento abordará temas de interesse da comunidade e, ainda, proporcionará espaços para a participação de hispanistas que proponham apresentação de trabalhos conforme os eixos temáticos os eixos temáticos distribuídos em tópicos como: 1. Estudos linguísticos sobre a Língua Espanhola; 2. Estudos culturais e literários hispanófonos e 3. Políticas linguísticas, formação de professores e esno de Língua Espanhola e de suas literaturas.

O coordenador do Curso de Língua Espanhola da Ufam, professor Saturnino Valladares, que participa na organização junto a Flet, realizará o minicurso “Poesia Espanhola: Não amanhece o cantor, de José Ángel Valente, e Uma temporada no paraíso, de Claudio Rodrigues Fer”  com duração de 4 horas. O professor informa que a editora Valer publicou quatro edições de autores espanhóis e, dentre esses, os autores citados serão estudados.

Valladares disse que é de fundamental importância a realização desse evento na Ufam, pois reunirá pesquisadores, professores e estudantes da língua espanhola, destacando a Universidade no contexto do ensino da Língua Espanhola em nível nacional. “No cenário Amazônico, em que a região faz fronteiras com grande parte dos países de língua hispânica e, por outro lado, existem as relações firmadas com o Mercado Comum do Sul (Mercosul). Isso tudo coloca o Brasil em contato direto com países de língua espanhola, o que é muito positivo”, finalizou o professor.

Mais informações no site: https://www.doity.com.br/18-congresso-brasileiro-de-professores-de-espanhol