Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimos Eventos > Scratch Day será no dia 15 de junho. Programação é aberta ao público
Início do conteúdo da página

Scratch Day será no dia 15 de junho. Programação é aberta ao público

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 21h49 | Última atualização em Quarta, 10 de Julho de 2019, 08h25 | Acessos: 1365
 
Na 3ª edição, o Scratch Day ocorre no próxima dia 15 de junho, das 9 às 17h, nas dependências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Paralelamente ocorre o 2º Festival de Invenção e Criatividade (FIC). O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, irá compor a mesa de abertura do evento, que acontece no mesmo dia, às 9h, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), localizado no setor Sul do CampusUniversitário.

Scratch Day é um evento mundial no qual as pessoas se reúnem para celebrar o Scratch, plataforma de codificação gratuita desenvolvida pelo grupo de pesquisa Lifelong Kindergarten do MIT Media Lab, que conta com uma comunidade online, destinada a introduzir crianças, jovens e adultos no mundo da programação.

O FIC é um evento iniciado em 2017, realizado em alguns estados brasileiros com o apoio da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, Fundação Lemann e Lifelong Kindergarten Group. No entanto, a coordenação no estado do Amazonas tem a responsabilidade da equipe UFAMakers.

Neste ano de 2019, o evento teve aprovação junto ao Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicosno Estado do Amazonas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Parev/Fapeam), no valor de R$ 25 mil para o auxiliar a realização do evento que, segundo a coordenação, será um grande evento que ocorrem nos Laboratórios de Informática, no Hall da FCA e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), localizados no Setor Sul do Campus Universitário.

Os organizadores contam com a presença de cerca de 600 alunos participantes do projeto Casa da Física, além de gestores, professores, pais e alunos das escolas públicas e particulares de Manaus. Além de estimular e divulgar as ações de extensão para a comunidade, o evento incentiva também alunos dos cursos de licenciatura da Ufam, para que possam conhecer novas metodologias de ensino que inclui conceitos sobre Aprendizagem Criativa.

Além do apoio da Ufam que envolvem Faculdades e Institutos, o Scratch Day conta também com apoio de entidades externos, como por exemplo, o Instituto Ayrton Senna, Positivo, Fapeam, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc/AM), e outras que estão em fase de finalização para acordo.

Mais informações https://cratchdayufam.wixsite.com/2019 e https://day.scratch.mit.edu/

registrado em:
Fim do conteúdo da página