Página inicial > Últimos Eventos > Boletim Covid-19 > 'Coronavírus: o que você precisa saber' é tema de palestra da Telessaúde na próxima terça, 18

Publicado: Sexta, 07 de Fevereiro de 2020, 08h32 | Última atualização em Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 14h52 | Acessos: 4169

A Gerência Multidisciplinar em Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (GMT/Ufam) promove, na terça-feira, 18, às 9h, a palestra intitulada “Coronavírus: o que você precisa saber”. O infectologista Bernardino Albuquerque é o responsável por proferir a palestra. Ele é professor da Faculdade de Medicina da Ufam e também pesquisador adjunto da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

A atividade ocorrerá na sala de treinamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), localizada no setor Norte do Campus Universitário (Prédio da Reitoria), e terá transmissão para Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem (EEM) e para as cinco unidades acadêmicas da Ufam fora da sede por meio de videoconferência. O objetivo é esclarecer expor o tema e esclarecer as dúvidas sobre o novo vírus, os sintomas, a prevenção e os cuidados que devem ser tomados nesse momento de alerta mundial.

Novo Coronavírus

Os coronavírus são uma ampla família de vírus, mas sabe-se que apenas seis deles (com o novo descoberto são sete) infectam humanos. Um estudo publicado por cientistas chineses indica que a nova cepa (2019-nConv) foi provavelmente transmitida pela carne de cobra, num mercado da cidade de Wuhan, localizada na China Central. Segundo o estudo publicado no Journal of Medical Virology, o animal era o hospedeiro de uma combinação de dois tipos de coronavírus que já matou centenas de pessoas.

Entre os principais cuidados estão: evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda; lavar as mãos frequentemente com água e sabão; usar lenços descartáveis para higiene nasal; cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo; higienizar as mãos depois que tossir ou espirrar; evitar tocar em nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas; manter ambientes muito bem ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; e evitar contato com animais selvagens ou doentes.

A palestra poderá ser acompanha ao vivo por meio do link http://bit.ly/UFAM-Conf