Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas sobre Amazônia > Diretora da Fazenda Experimental da Ufam, Albejamere Castro, proferiu palestra em comunidade indígena
Início do conteúdo da página

Diretora da Fazenda Experimental da Ufam, Albejamere Castro, proferiu palestra em comunidade indígena

Acessos: 1099

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)

Foto: enviada pela professora Albejamere Castro

Em evento relacionado sobre produção da agricultura e pesca na comunidade indígena Kokama de Babanal, promovido pela Cooperativa Agropecuária dos Pescadores da Mesorregião do Amazonas (Coopeixe) e pela comunidade, na última semana de setembro, a diretora da Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Faexp/Ufam), professora Albejamere Castro, proferiu palestra sobre o tema para etnias Ticunas e Kokama, entre outras etnias da região, com o tema ‘Experiências de pesquisas da Fazenda Experimental (Faexp/Ufam)’ voltado ao desenvolvimento da agricultura.

A professora foi convidada, representou a Ufam, pela a indígena Deli de Moçambito, da comunidade indígena Kokama de Bananal e pelo representante da Coopeixe, senhor Donizethe Pinheiro. Participaram do evento representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI); Prefeitura de Tabatinga, Ifam, lideranças de outras etnias, além das que vivem em Bananal Ticunas e Kokamas haviam outras etnias, além da socialização de experiências entre as instituições presentes e os participantes. A Coopeixe fez a entrega de caixas de peixes para a merenda escolar, e a notícia que a comunidade de Bananal iria participar do projeto da CONAB.

No evento teve apresentação da cultura indígena com crianças kokama dançando o ritual do Pagé. A comunidade também preparou um banquete de alimentos locais: peixes e frutas para servir aos participantes do evento. No final do evento foi cortada a fita da doação de um flutuante doado pela Coopeixe para servir de base, para os indígenas desenvolverem seus projetos de pescado e agricultura.

Ao término do evento as mulheres indígenas solicitaram que a professora Albejamere fosse conhecer as áreas de plantio de malva nativa que são utilizadas como remédios, além de outros plantios. A Ufam por meio da professora foi convidada pela cooperativa e pela cacique a desenvolver projetos naquela localidade envolvendo a agricultura. Além do evento a professora foi conhecer projetos realizados na comunidade de Bananal e as instalações da Coopeixe.

registrado em:
Fim do conteúdo da página