Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Ufam entrega dos certificados do Projeto de Extensão "Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas
Início do conteúdo da página

Ufam entrega dos certificados do Projeto de Extensão "Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas

Acessos: 69

A Ufam realizou na manhã desta quarta-feira, 30, a entrega dos certificados do Projeto de Extensão "Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas" aos mais de 140 extensionistas participantes da ação. O evento ocorreu no Auditório Vitória-Régia, do Centro de Ciências do Ambiente (CCA), situado no setor Sul do campus Manaus. 

O momento celebra a realização do projeto de extensão, na modalidade auto sustentação financeira, desenvolvido no âmbito do acordo de cooperação técnica firmado entre a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Instituto Acariquara. O projeto contou com o apoio financeiro da cooperação alemã (GIZ) e com o apoio institucional do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Participando da entrega dos certificados, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, abordou em seu pronunciamento a importância da extensão universitária e seu impacto na sociedade, além de proporcionar parcerias institucionais em prol de objetivos comuns. “Eu estava vendo o certificado de vocês e é de 550 horas, são quase duas especializações. Quanto conhecimento vocês adquiriram. Quanto conhecimento vocês tiveram a oportunidade de sorver ao longo desse curso. E quem ganha com isso? É a nossa população. É o nosso agricultor, a extensão rural, o nosso ribeirinho, o nosso caboclo, o nosso indígena. Esse é o nosso público. Então, olha a responsabilidade de cada um de vocês. E a nossa responsabilidade de formar, nós enquanto Universidade Federal do Amazonas”, disse. “Então, eu queria parabenizar o Idam que bateu a nossa porta, os parceiros como a Federal de Pernambuco, o IGZ, o Instituto Acariquara e, principalmente, a vocês que agora terminaram o curso”, completou.

O pró-reitor de Extensão da Ufam, professor Almir Menezes, destacou o papel da extensão universitária como um elo social para o desenvolvimento do país, mencionando as quase 500 mil pessoas atendidas por ano por meio das ações de extensão da Ufam. “A Extensão universitária é, enquanto uma dimensão formativa, absolutamente fundamental para o desenvolvimento do país. A extensão aliada com o requinte e a qualidade da pesquisa bem como as possibilidades do ensino, ela estabelece o diálogo muito significativo com setores que não estão na universidade e, talvez, não tivesse condições de ainda estar na universidade. O nosso objetivo é no sentido de estabelecer essa aproximação com muita qualidade técnica entre a universidade e setores hipossuficientes, as comunidades de uma maneira geral para que nós possamos construir aquilo que chamam de teia democrático-expansiva no país, e a extensão universitária vem cumprindo isso de uma maneira muito interessante, muito dialógica e bastante responsável”, expôs.

A diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira da Silva,  ressaltou os ganhos da parceria entre a Ufam e o instituto para o setor primário do Amazonas. “Quero saudar a cada um de vocês que neste momento estão aqui para comemorar mais uma vitória, que é em busca do conhecimento. Porque através do conhecimento a gente consegue impactar vidas, transformar realmente dentro do Sistema Sepror, através do Idam, conseguir ver o brilho nos olhos das pessoas que tanto acreditam no trabalho da assistência rural, da produção rural, por meio do agricultor familiar, do produtor rural”, declarou. “Por meio do curso, nossos servidores adquiriram mais conhecimento para melhor atender os nossos agricultores familiares e produtores rurais com o intuito de garantir um setor primário cada vez mais forte e mais pujante”, acrescentou.

O vice-coordenador do Projeto de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Amazonas, professor  Cloves Farias Pereira, falou sobre a atuação das diferentes instituições envolvidas para o êxito da iniciativa. “É importante mencionar que esse projeto está preso com o acordo institucional entre a Universidade Federal do Amazonas, a Universidade Federal Rural de Pernambuco, a cooperação alemã, o Idam, que foi o grande demandante, o Instituto Acariquara, que ajudou a coordenar isso tudo. Então, essa parceria exitosa, foi ela que possibilitou que esse trabalho fosse realizado”, afirmou. 

Adriane de Melo, uma das extensionistas que fizeram o curso, comentou sua percepção relativa ao que aprendeu com a oportunidade. “A gente entra na extensão, a gente vai fazer parte de um ambiente onde a gente fala, interage com uma família, mas a parte técnica tem outros aspectos que a gente precisa observar, por exemplo, a situação da comunidade, da família, os aspectos sociais, da produção. E o curso quis dar essa visão multidisciplinar e macro do ambiente em que a gente estaria trabalhando”, contou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página