Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes de Medicina lançam e-book sobre problemas de saúde pública no Amazonas e no Brasil
Início do conteúdo da página

Estudantes de Medicina lançam e-book sobre problemas de saúde pública no Amazonas e no Brasil

Acessos: 313

Estudantes da Faculdade de Medicina lançam o 3º volume do e-book “Cenários da Saúde Brasileira: um olhar epidemiológico”. O trabalho apresenta possíveis respostas a problemas da realidade da área a partir da vivência estudantil em diferentes localidades do Brasil com a finalidade de identificar as melhores ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. A obra foi publicada pela Editora Pimenta Cultural e está disponível gratuitamente.

O e-book é produto das aulas práticas de Epidemiologia II, ofertada pelo Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Ufam, com o objetivo geral de levar os alunos a conhecer os fundamentos teóricos, os métodos e as técnicas da epidemiologia, utilizando situações de aplicação próximas ao universo médico. “Foi uma ideia que nasceu em 2023, como atividade prática da disciplina. E devido a boa adesão dos alunos, o comprometimento com a prática e a construção do conhecimento, além da produção científica, que é um diferencial para a aprovação na residência médica, é que chegamos ao volume 3 do e-book Cenários da Saúde Brasileira: um olhar epidemiológico”, expõe o professor Ronilson Freitas, coordenador da disciplina. “A construção dos trabalhos apresentados se deu a partir da elaboração de um problema (pergunta) de pesquisa e da escolha de um objeto de estudo pelos discentes, com base nas suas experiências e vivências nos mais diversos cenários de práticas que o curso de Medicina lhes oferece. Trata-se de uma produção coletiva, desenvolvida pelos acadêmicos do 6° período do curso, pelos monitores e professores colaboradores”, completa.

O livro está dividido em sete capítulos nos quais são abordados temas como “Internações e morbimortalidade por infarto agudo no miocárdio em adultos no Amazonas no período de 2011 a 2020”, “Perfil epidemiológico de mulheres vítimas de violência sexual por estupro na região Norte do Brasil”, a “Incidência de acidentes ofídicos nos estados da região Norte: um estudo epidemiológico de dados secundários no período de 2012 a 2021” e a “Análise do perfil epidemiológico da mortalidade por suicídio no estado do Amazonas entre o período de 2001 a 2021”. 

Giovana Couto é uma das autoras do livro e comenta quão importante foi o trabalho para o seu desenvolvimento profissional. “Ao longo do processo, um dos achados mais marcantes foi que, na análise dos últimos dez anos, 25,2% das gestantes no estado eram adolescentes. Esse dado evidencia o quão preocupante é a situação no Amazonas, onde a taxa de gravidez na adolescência continua alta e representa um grande desafio para a saúde pública. A gestação nessa faixa etária está associada a maiores riscos de complicações obstétricas, como pré-eclâmpsia, parto prematuro e baixo peso ao nascer, além de impactos sociais significativos, como a evasão escolar e a perpetuação do ciclo de vulnerabilidade social”, descreve a pesquisadora. “A análise desses números permitiu uma visão mais clara da realidade da gravidez na adolescência no estado e reforçou a importância de políticas públicas eficazes voltadas para a prevenção, o acesso a métodos contraceptivos e a educação sexual. Escrever sobre esse tema não apenas consolidou meu interesse na área, mas também reafirmou a necessidade de continuar debatendo e promovendo ações que garantam melhores perspectivas para essas jovens e para a saúde pública como um todo”, completou. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página