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Dinter em Educação Ufam/UFPel no seu escopo de formação acadêmica oferta 15 vagas para servidores do INC

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“Nossa proposta de Dinter está embasada em uma perspectiva plural e decolonial da formação acadêmica”, disse o coordenador do PPG em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel)

É nesse contexto que o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), Márcio Caetano, propõe oferecer ao Doutorado Interinstitucional em Educação, do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam), campus Benjamin Constant (AM), a formação acadêmica embasada em uma perspectiva plural e decolonial.

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

De acordo com o Edital UFPel 17/2025, o Dinter em Educação a ser realizado no INC/Campus Benjamin Constant, oferta 15 vagas, sendo 13 destinadas a servidores do Instituto e 02 para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e  ao Instituto Federal do Amazonas (Ifam), ambos campus Tabatinga. O curso oferta cinco linhas de pesquisa, quais sejam: Linha 1 - Filosofia e História da Educação; Linha 2 - Narrativas (auto)biográficas, Cultura Escrita, Linguagem e Inclusão; Linha 3 - Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente; Linha 4 - Formação de Professores: Ensino, Processos e Práticas Educativas, e, finalmente, Linha 5 - Saberes Insurgentes e Pedagogias Transgressoras. 

Proposta

Para Caetano, a diversidade cultural, presente na tríplice fronteira, Brasil, Peru e Colômbia, é uma riqueza enorme, que segundo ele, “é justamente nela que reside o potencial da experiência formativa do Dinter que está se iniciando”. Ele acredita que no contexto amazônico, com seus saberes ancestrais, seus modos de vida e formação de crianças, jovens e adultos, possa pluralizar as formas tradicionais de fazer pesquisa em Educação. “Estamos apostando que pesquisas de teses com alto poder de impacto sejam produzidas por esses alunos de Doutorados que irão compor a turma. Nossa proposta de Dinter está embasada em uma perspectiva plural e decolonial da formação acadêmica. Estamos empenhados produzir aprendizagens e pesquisas a partir de saberes não excludente, sem perder de vista as possiblidades de mobilizar a produção de conhecimentos em Educação com uma linguagem que religa memória, território e temporalidade. As pedagogias originárias reivindicam serem pontes – e não muros – para a educação e nosso papel na formação de pesquisadores é fortalecer essa conexão com o território e as culturas ancestrais”, analisou o coordenador.

Desafio

O coordenador entende que com a realização do Dinter, o desafio será maior, entendendo  que durante quatro  anos duas extremidades do Brasil irão se aproximar. “O distanciamento e estrutura de locomoção entre Pelotas (RS) e Benjamin Constant (AM) será um desafio que estamos atentos para minimizar, pois os professores que ministrarão as disciplinas precisarão se afastar de suas rotinas de trabalho na UFPel com dias de antecedência, assim como, os alunos do INC que quando vier a Pelotas enfrentarão uma longa jornada até o extremo sul do país. Além da extensa distância geográfica, o deslocamento envolve múltiplos trechos, seja por via aérea, fluvial ou terrestre, exigindo tempo e planejamento”, disse Caetano.  

O professor Márcio disse que essas rotinas fazem parte dos programas de pós-graduação que ofertam Doutorado Interinstitucional (Dinter) e de que a UFPel tem uma experiência acumulada nestes projetos e que se empenham em manter ativo um curso de formação neste modelo. “Nossas duas experiências mais recentes envolveram a oferta de um Dinter com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão e,  posteriormente, com a Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Sobral. Ambas as iniciativas resultaram em estudos de teses voltadas para a realidade regional da educação e seus processos educativos, contribuindo para a produção científica. Além disso, esses programas tiveram um impacto duradouro, pois, os doutores formados seguem fortalecendo a pesquisa e a qualidade do ensino em suas respectivas universidades, influenciando as próximas gerações de pesquisadores”, expôs o professor.

Encontro de Saberes

“O contato entre culturas tão distintas, como as de Pelotas (RS) e Benjamin Constant (AM), representa um encontro de saberes, histórias e realidades que podem enriquecer profundamente a experiência formativa do Dinter”, disse o coordenador que compreende que “os  dois territórios, situados em extremos opostos do Brasil, possuem contextos socioculturais, históricos e educacionais muito diferentes, mas é justamente nessa diversidade que reside o potencial transformador do programa’.

“A crescente presença de pedagogias originárias e conhecimentos indígenas em estudos de tese tem potencial para desafiar e ressignificar modelos tradicionais de ensino e pesquisa. Acredita-se que pesquisas desenvolvidas neste curso de Dinter irão dialogar com múltiplas realidades, contribuindo para a produção de conhecimentos e construção de indicadores e estratégias contextualizadas que promovam a melhoria dos processos educativos. Desejamos que, logo, estes novos doutores estejam ao nosso lado nos fóruns nacionais de discussão da educação, fortalecendo a presença e a voz de pesquisadores da Amazônia em debates nacionais e internacionais. Nosso propósito é de que este Dinter vá além da formação acadêmica, tornando-se um espaço vivo de produção humana de pesquisadores na interculturalidade dos horizontes que se fundem nesta proposta”, completou o coordenador.

Formação acadêmica na Amazônia

A formação de profissionais em nosso país é um processo complexo, mas essencial para a qualificação, especialmente daqueles que atuam no campo educacional, sujeito a constantes transformações. Com a capacitação desses profissionais, as instituições públicas de ensino superior elevam seus padrões de qualidade e aprimoram a prestação de serviços à sociedade nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.

Para a diretora do INC, professora Marinete Mota, quando se trata da formação em regiões remotas da Amazônia, os desafios tornam-se ainda maiores devido às peculiaridades geográficas e estruturais. “A necessidade de qualificação profissional na região é premente, uma vez que o Alto Solimões apresenta um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), demandando ações que promovam o desenvolvimento social”, ressaltou Mota.

“Para aqueles que vivem na Amazônia profunda, como indígenas, ribeirinhos e não indígenas, os desafios geográficos são superados pela força da remada, da caminhada, do nado, da união coletiva, como ocorre no Ajuri dos roçados. Assim, o desafio geográfico entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL (PPGE/UFPEL) e o INC/UFAM será vencido pela determinação de proporcionar qualificação aos servidores da educação superior da região, que há muito aguardam essa oportunidade. O uso de tecnologias educacionais permitirá superar as barreiras da distância, minimizando os desafios logísticos. Ademais, espera-se que os estudantes também contribuam ativamente para sua própria qualificação, promovendo, de certa forma, um "Ajuri acadêmico", onde todos colaboram para o sucesso do programa”, completou a docente.

Pluralidade cultural

Uma das principais características da região do Alto Solimões é sua ampla diversidade sociocultural. Trata-se de um território onde se encontram diferentes culturas, línguas e povos indígenas. Uma região de grande mobilidade social, em que a fronteira social transcende diariamente os limites da fronteira política.

“Lidar com a pluralidade cultural no processo formativo em uma região composta por diversos grupos étnicos indígenas é um desafio enriquecedor. É relevante destacar que a pesquisa representa uma ruptura com qualquer hegemonia no campo educativo. Assim, é possível que os estudos/pesquisas a serem desenvolvidos pelos discentes do Dinter abordem temáticas voltadas à educação indígena da região, podendo contribuir significativamente para a formulação de políticas públicas voltadas à educação escolar indígena em âmbito regional e, potencialmente, nacional. As políticas nacionais de educação baseiam-se, em grande medida, em um modelo democrático, inclusivo e que reconhece a educação como um direito social fundamental. Nesse contexto, acredita-se que o Dinter será uma oportunidade valiosa para a produção de conhecimentos que promovam a interligação entre saberes tradicionais e científicos, o fortalecimento das culturas e a valorização das diferentes práticas pedagógicas na região, sejam elas indígenas, não indígenas, urbanas ou ribeirinhas”, finalizou Marinete Mota.

Acesse AQUI Edital Dinter em Educação UFPel/Ufam.

 

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