Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Estudantes da Rede Pública de Ensino participam do projeto “Futuro Cientistas na Tecnologia de Alimentos”
Início do conteúdo da página

Estudantes da Rede Pública de Ensino participam do projeto “Futuro Cientistas na Tecnologia de Alimentos”

Acessos: 195

Revisão: Rozana Soares, equipe Ascom

Em sua 12ª edição, o projeto “Futuras cientistas na tecnologia de alimentos: processamento de frutas para agroindústria na Amazônia” reuniu estudantes da Rede Pública de Ensino para participar das atividades desenvolvidas pela Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam/FCA). A imersão científica ocorreu no período de 06 a 31 de janeiro de 2025, de forma presencial.

As alunas Ana Roberta Moraes Barbosa, da Escola Estadual Karla Patrícia Barros de Azevedo; Gabrielle Lima Falcão, Geovana Ferreira Rodrigues e Thifanny Cruz dos Santos, da Escola de Tempo Integral Senador Petrônio Portella, foram as protagonistas desta edição que teve também a participação da professora Rosineide Cardoso de Souza.  

Sob a coordenação dos professores Eyde Cristianne Saraiva Bonatto e Carlos Victor Lamarão Pereira, o Projeto tem parceria com o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, edital nº 03/2024 - Programa Futuras Cientistas - Imersão Científica 2025.    

O projeto faz parte do Programa Futuras Cientistas na Região Norte que tem como objetivo estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

A equipe de professores e monitores da FCA alinharam os conteúdos no campo da tecnologia de alimentos, com a promoção da equidade de gêneros na engenharia, objetivando a formação de futuras cientistas para que sejam protagonistas no campo da ciência e tecnologia do país. O projeto foi desenvolvido com aulas teóricas e práticas, em que envolveu processamento de frutas para a formulação e produção de doces e geleias; desidratação e cristalização de frutas; desenvolvimento e saborização de sorvetes e iogurtes e, finalmente, produção de chocolate orgânico.

Para a coordenação, a consolidação do conhecimento adquirido ocorreu quando as alunas realizaram visita técnica no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) onde conheceram as pesquisas em desenvolvimento e perceberam que a pesquisa, desenvolvimento e a inovação contribuem para o fortalecimento das cadeias produtivas, gerando emprego e renda e, consequentemente, mantendo a floresta em pé.

A aluna Ana Roberta Moraes Barbosa, 16 anos, Escola Estadual Karla Patrícia Barros de Azevedo disse que “pelas aulas teóricas e práticas que participei, o projeto cumpriu seu objetivo, de despertar o interesse pela ciência e tecnologia, e agora, acredito que é possível ingressar em uma universidade, foi uma experiência maravilhosa”.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página