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Ufam firma acordo de cooperação com a Universidade de Standford para oferecer curso de especialização para professores da rede pública

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Por Sandra Siqueira
Ascom Ufam

 

 

O convênio está relacionado com a participação da Ufam no Programa de Especialização Docente (PED), que inclui cursos de pós-graduação lato sensu voltado para a formação de professores do ensino básico em Ciências e Matemática. A Universidade de Stanford, em parceria com o Instituto Canoa, colabora com uma rede de universidades responsáveis pela oferta desse programa, a Rede PED Brasil. A assinatura do convênio pela Ufam consolida uma colaboração que já estava acontecendo desde 2021, ano da entrada da Instituição na rede do programa.

Em 2025, a Ufam abre inscrições para o “Curso de Especialização em Educação para Compreensão e Equidade em Ciências” voltado para professores da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas (Seduc). “Neste primeiro momento, teremos a oferta de um curso de especialização denominado “Curso de Especialização em Educação para Compreensão e Equidade em Ciências", que será oferecido em 2025 e 2026 para professores da Seduc que atuam em Iranduba e Manaus que ministram aulas de Ciências. O curso será oferecido na Ufam, terá duração de 18 meses, incluindo o período de recesso entre os dois anos. Esperamos abrir o edital de seleção desses professores em fevereiro de 2025. A seleção deverá ser feita em março e as aulas devem começar no início de abril. O curso deverá contar com o apoio do BNDES e da Bemol”, informa o coordenador do PED na Ufam, professor Thierry Gasnier. 

De acordo com o coordenador, o programa permitirá a incorporação de tecnologias de ensino e aprendizagem baseadas na Universidade de Stanford, uma referência global na área, e em parceria com a rede de universidades brasileiras, beneficiando a rede de ensino do Amazonas, e as próprias licenciaturas da Ufam. “Fortalecer a colaboração entre a Ufam e a Seduc, pois esperamos aprender muito nessa interação, trazendo a experiência da Secretaria, e a vivência de seus professores para dentro de licenciaturas das áreas de Ciências e Matemática da Academia. Estamos terminando os trâmites para um acordo com a Seduc neste sentido”, revela. “A equipe da Ufam possui 22 docentes, sendo 20 professores da Universidade e dois professores que ministraram aula na Seduc. Esses professores da equipe já passaram, ou ainda estão passando, por um processo de formação que incluiu encontros presenciais em São Paulo, Brasília e outras cidades e formação virtual para a oferta das disciplinas”, completa. 
O currículo do PED Brasil é inspirado nos princípios do Stanford Teacher Education Program (STEP) e adaptado ao contexto brasileiro. Tem raízes em anos de estudos sobre características de formação de professores de alta qualidade e práticas pedagógicas eficazes, e consiste em dez módulos que incluem aulas, tarefas, leituras e atividades em sala de aula que enfatizam a conexão entre a teoria e a prática. A Ufam é a única universidade da região Norte a integrar a rede do programa. Para mais informações, acesse a página do Instituto Canoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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