Ufam avança na indústria: pesquisa do PPGEP desenvolve Sistema Inteligente para otimização da produção no Polo Industrial de Manaus (PIM)
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), desenvolveu um Sistema de Controle de WIP (Work in Process) que já está implementado e validado em uma linha de montagem de rádios automotivos no Polo Industrial de Manaus (PIM). A pesquisa tem autoria de Tatiane Pinto dos Santos, sob orientação do professor Armando Araújo de Souza Junior.
A tecnologia, baseada em simulação computacional e automação, foi desenvolvida com o objetivo de eliminar gargalos produtivos, reduzir estoques intermediários e aprimorar o fluxo de produção na fábrica parceira. De acordo com a pesquisadora Tatiane Pinto dos Santos essa foi uma oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na prática, tanto os adquiridos na graduação quanto no mestrado. “Acredito que possa ser um inside para que as pessoas consigam resolver problemas parecidos no ambiente industrial”, explicou a pesquisadora.
Tatiane Pinto dos Santos falou ainda que o Sistema pode ser utilizado em indústrias de outros segmentos como para setores que necessitam controlar o First In, First Out (FiFo) do seu fluxo de materiais. “O Sistema desenvolvido combina inteligência computacional e controle automatizado, permitindo um ajuste dinâmico da linha de montagem para maximizar a eficiência produtiva. Entre as tecnologias aplicadas, destacam-se: simulação computacional com Plant Simulation, permitindo a otimização dos processos produtivos antes da implementação; automação com sensores e microcontroladores Arduino Uno, garantindo a gestão inteligente do fluxo de peças na linha de montagem; dispositivos mecânicos personalizados, que delimitam e organizam os estoques intermediários de forma eficiente”, destacou.
De acordo com o coordenador do Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP), professor Marcelo Albuquerque de Oliveira, pesquisas como essa reafirmam o compromisso da Ufam com a inovação tecnológica aplicada à indústria. “O impacto gerado trouxe melhorias significativas na produtividade e qualidade dos produtos, consolidando a Ufam como uma referência em soluções tecnológicas aplicadas ao setor industrial”, enfatizou.
O coordenador destacou também o impacto direto que o mestrado em Engenharia de Produção da Ufam tem na indústria, contribuindo para a modernização dos processos produtivos e para o fortalecimento do Polo Industrial de Manaus. “A inovação tecnológica desenvolvida demonstra que o conhecimento acadêmico pode ser aplicado para resolver desafios reais da manufatura moderna, trazendo soluções inteligentes, sustentáveis e economicamente viáveis para o setor produtivo”, finalizou o docente.
Redes Sociais