Página inicial > Notícias Destaque > Unisol tem credenciamento aprovado pelo MEC por cinco anos

Unisol tem credenciamento aprovado pelo MEC por cinco anos

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 14h10 | Última atualização em Terça, 01 de Outubro de 2019, 16h06 | Acessos: 3483

O Ministério da Educação (MEC) aprovou o credenciamento da Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol) como instituição apoiadora da Fundação Universidade do Amazonas. A informação foi publicada no Diário Oficial da União, na edição desta terça-feira, 1º. Acesse o documento.

Depois de um trabalho de reestruturação administrativa e orçamentária feito pela Comissão de Reestruturação da Unisol e pelos gestores da Fundação, o credenciamento fornecido pelo MEC foi recebido como o reconhecimento pelo esforço empreendido em prol da Fundação de Apoio e da Ufam.

“O recredenciamento significa a confiança do ministério numa gestão que prima pelos resultados e também pelo desenvolvimento salutar das organizações, na pró-atividade competitiva, no que fazemos de melhor, ou seja, gerenciar projetos institucionais”, expôs o diretor executivo da Unisol, professor Luiz Roberto Coelho Nascimento.

Segundo o diretor, a Fundação ficou sete meses descredenciada, período em que suas ações foram bastante limitadas. “Gestar uma organização numa crise não é fácil, mas reunimos esforços junto com a Universidade, com o seu Conselho Universitário (Consuni), prestamos contas e o resultado foi o recredenciamento, fruto de uma cooperação. O objetivo dessa Fundação é gerenciar o elemento financeiro dos projetos demandados pela Universidade, assim como de outras organizações que nos procuram. Atualmente nossa carteira de projetos encontra-se extremamente reduzida, mas vamos superar. Iremos atrás de projetos”, ressaltou o gestor.

De acordo com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o parecer do MEC sobre a Unisol é resultado do empenho dos profissionais da Unisol e da Ufam, que trabalharam para que a Universidade voltasse a ter o apoio da sua fundação, com destaque para os membros da Comissão, professores Manoel Martins (presidente), Adriano Fernandes, Jorge Campos e Luis Augusto.

“Parabenizo o professor Luiz Roberto Coelho Nascimento por liderar a Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões e toda a sua equipe nesse processo de credenciamento da Fundação e também pelo voto de confiança do Conselho Universitário, que julgou as contas da Fundação e o seu relatório de atividades, cujo relator foi o professor Raimundo Ribeiro Passos”, declarou o gestor.

“O Conselho, naquele momento, entendeu que a Unisol estava apta para cumprir sua missão e, portanto, aprovou todos os relatórios e as contas. Submetido, então, ao Ministério da Educação, vimos o recredenciamento atendido, agora por um prazo maior, de cinco anos, portanto, isso dá aos nossos professores e pesquisadores que têm projetos com a Unisol a tranquilidade de ter a nossa fundação fortalecida para que possamos cada vez mais apoiar as atividades finais tanto da Universidade quanto da Fundação”, disse.

Presidente da Comissão responsável pela reestruturação da Unisol, o professor Manoel Martins comemorou a notícia e atribuiu o recredenciamento da Fundação ao empenho dos gestores da Unisol que se comprometeram a seguir as orientações dadas pela comissão. “Eles fizeram os cortes que foram recomendados, a reestruturação administrativa e mostraram que era possível continuar”, afirmou. “Eu me sinto gratificado e muito feliz pela conquista, principalmente, porque o Consuni acreditou na possibilidade real dessa reestruturação”, revelou.

Notícia relacionada:

Consuni aprova o relatório de atividades e as demonstrações contábeis da Unisol de 2018