Página inicial > Notícias Destaque > Quase 30 editais de auxílios da Ufam estão abertos para estudantes dos cinco campi fora da sede

Publicado: Quinta, 29 de Agosto de 2024, 14h56 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 18h52 | Acessos: 1466

As novidades de 2024 são o Auxílio Óculos, o Auxílio Calouro e o Auxílio Emergencial

Revisão Rozana Soares

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Daest/Progesp), lançou 29 editais de apoio aos acadêmicos matriculados numa das cinco unidades acadêmicas fora da sede. Sete deles são destinados ao Instituto de Natureza e Cultura (INC), localizado em Benjamin Constant; seis são específicos para o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), situado em Parintins; seis são voltados aos graduandos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), em Itacoatiara; cinco são direcionados ao Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), localizado em Coari; e cinco destinam-se aos discentes do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), na cidade de Humaitá. Ao todo, 1.071 alunos serão beneficiados pelos auxílios previstos.

A diretora do Daest, professora Karime Bentes, reforça o fato de terem sido lançados editais para contemplar todo o público estudantil da Ufam, tanto no campus Manaus quanto naqueles situados noutros municípios do estado, de modo a atender às demandas específicas em cada localidade. “Em todos os campi fora da sede lançamos estes editais: auxílio calouro, auxílio Forcetec, auxílio emergencial, auxílio óculos. Nas unidades que possuem residências universitárias, houve edital para prover essa ocupação, com exceção do Icet, cuja residência está em reforma, com financiamento do Daest. Em Itacoatiara teremos ainda o auxílio MATDAC, por conta de uma demanda de laboratórios. Já o INC terá o auxílio acadêmico, cujo objetivo é equilibrar a quantidade de benefícios vigentes entre todas as unidades”, detalhou a gestora do Daest.

Já ofertado pela Universidade, o Auxílio Acadêmico é empregado no atendimento de necessidades como o transporte. Um exemplo de sua aplicação é para a travessia realizada entre os municípios de Tabatinga e Benjamin Constant, considerando que muitos dos estudantes do INC residem na cidade da tríplice fronteira (Tabatinga) e o campus da Ufam fica no município vizinho, separado por um braço de rio. Essa é uma demanda específica daquela unidade.

Além das modalidades de auxílio já existentes na Instituição, em 2024 há três novos auxílios: o óculos, o calouro e o emergencial. O primeiro da lista é o auxílio financeiro prestado ao estudante, em caráter pessoal, a fim de custear, parcialmente, as despesas com a aquisição de óculos com lentes corretivas. O Auxílio Calouro tem o objetivo de custear, também de modo parcial, os custos relativos a demandas de instalação e adaptação à vida universitária, dentre as quais o transporte e/ou a moradia. A diretora do Daest aponta que o intuito do benefício é “combater a evasão nos primeiros semestres, dando as condições básicas para que, depois, o estudante consiga obter outras formas (auxílio/bolsa) de prosseguir os estudos”. Por fim, o Auxílio Emergencial é voltado para os acadêmicos em condição vulnerável e que esteja associada a outras hipossuficiências, cujos critérios se enquadrem em situações descritas no respectivo edital.

Leia aqui a notícia sobre o Auxílio Emergencial destinado a mitigar os efeitos da estiagem no Amazonas, destinado aos estudantes que já se encontravam em condição vulnerável, a qual foi agravada pela seca dos rios.

Editais por campus

Instituto de Natureza e Cultura (INC) – Benjamin Constant

2 Auxílio Acadêmico

3 Auxílio Emergencial