Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Notícias > Ufam reúne diretores de Unidades Acadêmicas e coordenadores de curso para tratar sobre retenção e evasão de graduandos
Início do conteúdo da página

Ufam reúne diretores de Unidades Acadêmicas e coordenadores de curso para tratar sobre retenção e evasão de graduandos

Publicado: Terça, 23 de Julho de 2024, 15h00 | Última atualização em Quinta, 25 de Julho de 2024, 16h38 | Acessos: 1614

Durante o I Seminário Institucional de Discussão de Evasão e Retenção da Ufam, a Proeg lança a plataforma SAUIM em parceria com o Ctic

Na manhã desta terça-feira, 23 de julho, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Comissão de Estudos de Retenção e Evasão no Ensino de Graduação (CEREEG/Proeg/Ufam), ligada a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), reuniu diretores das Unidades Acadêmicas e coordenadores de curso no “I Seminário Institucional de Discussão de Evasão e Retenção da Ufam” para tratar de instrumentos qualitativos e quantitativos em torno de retenção e evasão dos graduandos na Ufam. O evento aconteceu no auditório Sumaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), e a programação conta, ainda, com o lançamento da plataforma SAUIM (Sistema Acadêmico Unificado de Informação e Monitoramento), amanhã, 24, às 8h30. 

Abertura

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, durante a solenidade de abertura, destacou que o Seminário é fundamental para que, a partir de uma análise interna, seja possível apontar caminhos e soluções para minimizar a retenção e a evasão entre os graduandos. “É importante dizer que cada curso tem uma realidade específica e ter esse panorama, tanto quantitativo quanto qualitativo, sobre retenção e evasão, possibilitará pensar em estratégias pontuais para realidades específicas, considerando também as particularidades da capital e do campi fora da sede”, destacou. O reitor lembrou ainda que a taxa de sucesso na graduação teve uma melhora, conforme os últimos índices apresentados, mas há a necessidade de combater evasão e retenção na sua origem.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes, a Ufam vem se preparando, técnica e cientificamente, para combater a evasão e a retenção, além de aumentar as taxas de permanência para que seja possível obter os índices de sucesso desejável na Universidade. “O desafio é grande, mas trabalhando conjuntamente, a Proeg, por meio da Comissão de Estudos de Retenção e Evasão no Ensino de Graduação (CEREEG), junto com as Unidades Acadêmicas e a comunidade, teremos um diagnóstico situacional e ferramentas de formação gerencial para, em curto e médio prazos, termos os resultados que a Ufam merece”, enfatizou.      

A presidente da Comissão de Estudos de Retenção e Evasão no Ensino de Graduação (CEREEG/Proeg/Ufam), docente Expedita Maria de Oliveira Pereira, explicou que o objetivo da Comissão é estudar quantitativa e qualitativamente a evasão e a retenção no âmbito da Ufam, além de identificar as taxas de diplomados, os perfis dos alunos evadidos, definir estratégias de ação para mitigar o efeito da evasão e retenção e diagnosticar possíveis causas internas e externas envolvidas no processo de evasão e retenção dos discentes de graduação da Ufam. “A Comissão considera que a falta de uma ferramenta eficiente, formada a partir de metodologias e geração de dados bem definidas e fundamentadas, dificulta uma avaliação apurada do problema e, principalmente, não permite a adoção de políticas de combate a evasão e retenção específicas para a Instituição, considerando as particularidades psicossociais do universo de alunos que ingressam na Ufam. Aqui, já estamos falando de coisas que vão além da estrutura curricular e das metodologias de ensino, falamos das condições psicossociais dos alunos que interferem diretamente na taxa de sucesso de um curso”, apontou.

A presidente da Comissão pontuou também que, durante o Seminário, os diretores das Unidades Acadêmicas e coordenadores de curso serão treinados para usar as plataformas e os questionários. A previsão é de que em seis meses sejam feitos relatórios sobre os dados coletados, no formato de estudo prévio, para que haja a sistematização dos resultados no prazo de um ano. 

Plataforma SAUIM

Dados sobre evasão e retenção da Ufam, em tempo real, na palma da mão dos diretores de Unidades Acadêmicas e coordenadores de curso. É isso que promete o Sistema Acadêmico Unificado de Informação e Monitoramento (SAUIM), fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic). A plataforma torna-se uma ferramenta importante para a análise de dados a respeito da conjuntura de retenção e evasão na Universidade. 

De acordo com o diretor do Ctic, TAE Carlos Magno Silva de Lima, a plataforma surgiu a partir de uma demanda da Comissão na busca por informações quantitativas e qualitativas sobre a situação de retenção e evasão dos alunos de graduação dentro da Ufam. “A partir do nosso corpo técnico, da coordenação de Sistemas, começamos a construir uma plataforma baseada nos moldes dos nossos sistemas integrados acadêmicos que estão há quase 20 anos em funcionamento. Estamos formatando essas informações de maneira gerencial para apresentar a todos os diretores de Unidades Acadêmicas e coordenadores de curso para que eles possam analisar e planejar, visando a reduzir a situação de retenção e evasão dos alunos, dando o suporte necessário para um plano de ação”, explicou.

Para a diretora do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), localizado em Parintins, professora Sandra Helena da Silva, as informações compiladas servirão para o próximo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Com a proximidade das discussões do PDI, já no ano que vem, ter os dados sobre evasão e retenção de forma detalhada e individualizada, considerando as particularidades de cada campus, permitirá a tomada de decisões visando à elevação das taxas de sucesso da graduação”, finalizou.    

O SAUIM foi desenvolvido de forma que ele tenha uma evolução constante a partir de demandas das gestões acadêmicas das Unidades. A plataforma é fruto de um desenvolvimento colaborativo, considerando o feedback dos potenciais usuários.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página