Página inicial > Notícias Destaque > Nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) toma posse

Nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) toma posse

Publicado: Sábado, 06 de Maio de 2023, 06h56 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2023, 07h09 | Acessos: 1492

A aluna do curso de Ciência da Computação, Ryame Beatriz Marques, e a graduanda do curso de Pedagogia, Rita Vieira, assumiram, respectivamente, como presidente e vice-presidente do DCE. Mais de 40 pessoas integram  a equipe da gestão Renovação, que coordenará o DCE pelos próximos 12 meses

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Na noite desta sexta-feira, 5, foi realizada a Cerimônia de Posse do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (DCE/Ufam). A solenidade foi realizada no Auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências  Humanas e Sociais (IFCHS),  no setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

Parceria e diálogo

Durante seu discurso, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, destacou o desejo de trabalhar em parceria com o DCE, sempre em favor da Ufam. “Eu me formei há 31 anos e, pelo que me recordo, acredito que seja a primeira vez que o DCE é presidido por duas mulheres. É muito bom vermos nossos alunos na luta. Já que estamos na mesma trincheira, temos que estar juntos na defesa da Universidade. Para vencermos as dificuldades, é preciso atuarmos juntos. Nesse sentido, quero saudar a chapa eleita e dizer que pretendemos trabalhar com vocês em favor da nossa instituição”, declarou o gestor.

Momento histórico

Representando a Adua na mesa de honra, o professor Jorge Barros ressaltou os sete anos que o DCE se manteve inativo. “Essa posse é um momento histórico, afinal, ficamos sete anos sem DCE. O mais importante hoje é a ideia de que nossos alunos não perderam a utopia e estão dispostos a trabalhar pela coletividade”, discursou.

DCE - papel histórico

O coordenador geral do Sindicato dos Técnico-administrativos em Educação da Ufam, Diego Squinello, ressaltou que o DCE tem um papel histórico a defender. “Quero dizer que é com profunda alegria que participamos desta solenidade de posse da nova diretoria do DCE. Sentíamos falta do DCE na luta, pois nosso tesouro na luta são os estudantes e o DCE tem um papel histórico a ser defendido. Era com pesar que estávamos há 7 anos sem o DCE. Então, nesse momento desejo parabenizar  todos vocês pela coragem de retomar esse processo, por terem cumprido sua obrigação muito bem”, declarou.

União de forças

Presente na solenidade, a diretora do Departamento de Apoio ao Estudante (Daest), professora Karime Bentes, destacou que, com o DCE estruturado e em atividade, fica mais fácil unir forças e avançar. “Estou muito feliz e quero dizer a vocês que o Daest está sempre de portas abertas para todos os perrengues, pois os perrengues de vocês são os nossos”, afirmou a docente.

Prioridade

A presidente eleita do DCE, Ryame Marques,  ressaltou que converter as demandas estudantis em melhorias concretas é a prioridade da gestão. “Foram 1057 votos de confiança na nossa equipe e hoje a gestão Renovação assume seus trabalhos. Nossas propostas têm em vista uma Ufam que valoriza seus discentes. Garanto que vocês serão ouvidos por essa gestão e suas demandas serão convertidas em melhorias concretas. Quero agradecer a todos que tornaram esse momento possível”, discursou a presidente.

Luta pela Universidade

A vice-presidente do DCE, a aluna do curso de Pedagogia, Rita Vieira, ressaltou o entusiasmo pela luta por uma universidade mais inclusiva. “É muito emocionante estar em um auditório lotado. Sete anos é muito tempo para ter um DCE desestruturado. Estamos aqui para lutar por uma universidade pública, gratuita, laica e de qualidade. Não queremos apenas ser ouvidos, mas também atendidos. Retomar o DCE após 7 anos é histórico, mas não é tarefa fácil e é muito bom, nesse processo, poder contar com as autoridades universitárias, que se mostram abertas ao diálogo”.

Universidade melhor para todos

O secretário geral do DCE, Rubens Alves da Silva Júnior, também reforçou o ideal de lutar por uma universidade para todos. “Pensamos no que tem que ser feito daqui pra frente e lutaremos por uma universidade melhor para todos”, declarou.

Confira a lista dos integrantes da nova diretoria do DCE/ Ufam:

Presidente - Ryame Bheatriz – ICOMP

Vice-presidente - Rita Vieira - Faced