Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Notícias > Icomp inaugura Bloco 2 e homenageia in memoriam o professor Ivan de Azevedo Tribuzy  
Início do conteúdo da página

Icomp inaugura Bloco 2 e homenageia in memoriam o professor Ivan de Azevedo Tribuzy  

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2023, 14h19 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 16h51 | Acessos: 2054

Autoridades empresariais e institucionais como também à comunidade acadêmica participaram da solenidade de inauguração do Bloco 2 do Icomp que leva o nome do professor Ivan Azevedo Tribuzy       

Por Sebastião de Oliveira

Equipe Ascom Ufam

A solenidade de inauguração do Bloco 2 homenageia in memoriam o professor Ivan Azevedo Tribuzy. A sessão solene aconteceu na última quarta-feira, 5, no Bloco 2 do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam). O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a cerimônia, acompanhado pelo diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio e representante da família do homenageado, senhor Jorge Tribuzy Neto.     

Em pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, saudou as autoridades presentes, mas, em especial, a família do homenageado. Em seguida, comentou um fato curioso quanto à primeira disputa para o cargo de reitor, em que o professor Ivan de Azevedo Tribuzy participou como vice de chapa. Para Sylvio Puga, nada que acrescentasse naquele momento tirava o mérito de um homem que tinha uma história na Universidade, pois, segundo o reitor, ele acreditou nas propostas que tinha no seu conteúdo, o avanço da Universidade. O professor Ivan Tribuzy apostou nos ideais de novas perspectivas para o ensino superior no Amazonas que, apesar de ter conseguido somente 20% das intenções de voto, houve uma satisfação não pelo resultado, mas, por tê-lo na composição de chapa. O reitor manifesta de forma aberta sua satisfação, em razão do professor Ivan Tribuzy ser um ícone institucional e de ser respeitado dentro e fora da Ufam.

A convivência com o homenageado estava fortalecida não somente no âmbito institucional, mas também em atividades litúrgicas de orações realizadas aos sábados. De acordo com Sylvio Puga, a passagem de Tribuzy foi dolorosa a todos que o conheciam, deixando uma enorme lacuna de seus feitos realizados pela instituição. Para Puga, o aprendizado na sua existência adquirido ao longo de anos teve como responsável o professor Ivan Tribuzy, em que perpassava nas experiências como professor e gestor, assim como no seu olhar especial que tinha sobre as pessoas, o que fez dele, um homem diferenciado.

“A Universidade homenageia o professor Ivan Tribuzy. Penso que é uma das mais justas homenagens. Então, foi um homem que dedicou sua vida para construção de nossa Instituição. Hoje, ao nomear esse prédio, tenho certeza que ele continuará com o processo de construção do ensino superior no Amazonas”, disse o reitor.

O diretor do Icomp, professor Jose Luiz de Souza Pio, em discurso, abordou uma narrativa que refletia sobre sonhos, alertando ao público que nunca desista de seus sonhos, e, de forma análoga, acredita que o Icomp é a concretização de um sonho coletivo resultado do esforço de alunos, técnicos administrativos e professores, que por sua vez se renova a cada dia. Por conta disso, o docente acredita que a nomeação do bloco 2 que homenageia o professor Ivan Tribuzy, é uma conquista de um sonho coletivo.   

Após descrever todos os ambientes funcionais que irão proporcionar melhores condições de ensino ao corpo discente, que inclui salas especiais e laboratórios, o diretor enfatiza que a nomeação do bloco 2, faz referencia a um sonhador que conduziu seus alunos além dos caminhos e espaços matemáticos, permitindo assim, que fosse responsável pelo fortalecimento da Matemática em nossa região. Dentre os feitos realizados por ele, temos a criação de um Centro de Excelência em Matemática e de áreas correlatas 

Na ocasião, o filho do homenageado ‘in memoriam’, o senhor Jorge Tribuzy Neto, disse estar emocionado junto com a família ao ver uma Casa de Educação ser batizada com o nome de seu pai. Segundo Jorge Neto, apesar da formação em Matemática, o professor Ivan Tribuzy atuou por muito tempo no Icomp, o qual se envolveu com projetos tecnológicos que visavam incluir pessoas portadoras com necessidades especiais.  

Segundo Jorge Neto, o professor Ivan Tribuzy trabalhou muito para formar formadores como professores, pesquisadores, mestres e doutores, dedicando-se e comprometendo-se com a verdade, construindo saberes sólidos com base científica.             

In Memoriam

O Icomp homenageia in memoriam o professor Ivan de Azevedo Tribuzy, nomeando o Bloco 2 com o seu nome, pelo reconhecimento da excelente e contribuição ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão.

O homenageado, possuía Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas. Era mestre e doutor em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

Como servidor, ingressou na Ufam, em 1966, e foi professor do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas. Dedicou-se  ao ensino e à pesquisa, de forma significativa à pesquisa da matemática na Ufam e no estado do Amazonas.       

Sobre o Icomp

O Instituto de Computação (Icomp) é uma unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas que se dedica  à consolidação do ensino de graduação e pós-graduação na Área de Computação, a capacitação de seu corpo docente e ao fortalecimento da pesquisa científica na Ciência da Computação, explorando o grande potencial existente para ampliação e melhoria das suas atividades junto à Ufam e à comunidade, por meio de ações de grande impacto nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão.

No ensino de graduação, o Icomp oferece os cursos de Ciência da Computação (diurno) e Engenharia de Software (vespertino-noturno) e colabora com o curso de Engenharia da Computação (diurno) conjuntamente com a Faculdade de Tecnologia. Além disso, oferece disciplinas básicas de computação para 30 (trinta) cursos de graduação da Ufam em Manaus.

No ensino de pós-graduação, o Icomp atua nos cursos de mestrado e doutorado em Informática, por meio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). O Icomp também atende demandas de outros cursos de mestrado e doutorado, contribuindo para melhorar o conceito de outros programas de pós-graduação da Ufam.

   

                      

registrado em:
Fim do conteúdo da página