Página inicial > Notícias Destaque > Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico da Ufam recebe menção honrosa da Editora europeia Springer

Publicado: Sexta, 22 de Julho de 2022, 09h48 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 09h16 | Acessos: 578

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (CDEAM/UFAM) recebeu menção honrosa da editora suíça Springer pelas boas práticas de desenvolvimento de energia sustentável.

Segundo o diretor do CDEAM, professor Rubem Cesar Rodrigues Souza, o reconhecimento conferido pela editora internacional se deve, dentre outras razões, às diversas ações na busca do uso de recursos energéticos nativos da Amazônia, valendo-se de diversas rotas tecnológicas para a geração de energia sustentável, como o aproveitamento de resíduos florestais e de resíduos madeireiros para a produção de energia. “A Springer fez uma chamada de relato de experiências de práticas sustentáveis desenvolvidas por universidades em nível mundial. A professora Dra. Carla Kazue Nakao Cavaliero, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tomou conhecimento e me convidou para participar relatando as ações desenvolvidas pelo CDEAM e convidou também o doutorando Arnilson Jorge da Silva Damasceno, do programa de doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos da UNICAMP, para escrever sobre seu objeto de tese no que diz respeito ao Instituto Federal do Amazonas (IFAM), dado que ela é sua orientadora e eu o coorientador. Assim nasceu o texto intitulado ‘Experiências de Desenvolvimento Energético Sustentável em Instituições de Ensino Superior na Amazônia: O caso do estado do Amazonas’, sendo selecionado para compor o handbook com as melhores práticas em nível mundial, que reputamos como uma honraria. É importante registrar que, as ações relatadas referentes ao CDEAM, não são fruto do trabalho de uma única pessoa, e sim de um contingente significativo de profissionais com diferentes níveis e áreas de formação que dedicaram um tempo grande e valioso de suas vidas para alcançar os resultados que foram, diga-se de passagem, relatados sucintamente no texto. Esse reconhecimento é a prova inconteste de que é possível realizar grandes obras quando se reúnem as competências necessárias, mantendo o foco, agindo com respeito e ética, sem permitir que as dificuldades sejam mais relevantes que as oportunidades para melhorar as condições de vida das pessoas”, afirmou o diretor do CDEAM.

Ele acrescentou ainda que, no CDEAM, são adotadas tecnologias que vão da utilização da mandioca para produzir álcool ao aproveitamento de semente de açaí, ouriço da castanha, semente de tucumã e casca do cupuaçu para produzir gás combustível.

Produção de hidrogênio

Uma das tecnologias reconhecidas pela editora europeia é a produção de hidrogênio para a geração de energia elétrica. “Utilizamos a água como a fonte de hidrogênio e a energia solar para tirar o hidrogênio da água. Esse hidrogênio é usado em um equipamento denominado célula a combustível, que produz eletricidade. O hidrogênio também pode ser retirado do etanol e do gás produzido em gaseificador, sem a necessidade de energia elétrica para esse fim. Tais tecnologias podem ser usadas para gerar eletricidade para residências ou veículos elétricos”, explica o professor Rubem Cesar.

Energia elétrica - combate ao desperdício
Além de geração de energia, o CDEAM trabalha para combater o desperdício de energia elétrica. O desenvolvimento de software para diagnóstico energético e a implantação de iluminação eficiente são exemplos de iniciativas de combate ao desperdício de energia desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico da UFAM. “Já desenvolvemos projetos de iluminação eficiente, com lâmpadas de menor consumo e com a mesma eficiência luminosa e realizamos diagnósticos energéticos em empresas do Polo Industrial de Manaus com o objetivo de reduzir as perdas elétricas e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Em 2010, desenvolvemos, um sistema de combate às perdas de energia elétrica decorrentes de desvios de energia, sendo este constituído de medidores inteligentes, um para a casa do usuário e o outro, instalado no transformador que fica no poste. Este medidor do poste se comunica com o computador da empresa distribuidora de energia elétrica e isso possibilita ligar ou religar a energia elétrica remotamente, além de fazer um efetivo monitoramento do consumo”, detalha o professor e diretor do CDEAM.

Fórum permanente de energia

Outra iniciativa que recebeu o reconhecimento da editora europeia foi o Fórum Permanente de Energia Elétrica. Atualmente com 31 membros, o Fórum teve início em 2019 e já teve como resultado a Lei Estadual No. 5.350, de 22 de dezembro de 2020, que se constitui no Marco legal das políticas de incentivo às fontes renováveis de energia e tecnologias de eficiência energética no Estado do Amazonas. A lei também prevê a criação do Fundo de Desenvolvimento Energético do Estado, processo que se encontra em curso. Outro resultado do Fórum foi a elaboração de um guia com orientações e minutas de leis para que estados e municípios estabeleçam suas próprias políticas para o desenvolvimento do setor energético.

Confira matéria relacionada às ações com energia sustentável que recebeu a Menção honrosa no link “Ações do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico da UFAM entre as melhores práticas de desenvolvimento sustentável em nível internacional”.