Ações do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico da Ufam entre as melhores práticas de desenvolvimento sustentável em nível internacional
O trabalho intitulado Experiences of Sustainable Energy Development Within Federal Higher Education Institutions in the Amazon: The Case of the State of Amazon (Experiências de Desenvolvimento Energético Sustentável em Instituições de Ensino Superior na Amazônia: O caso do estado do Amazonas), de autoria do doutorando Arnilson Jorge da Silva Damasceno, do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), do professor Rubem Cesar Rodrigues Souza, diretor do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM) e da professora Carla Kazue Nakao Cavaliero, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), compõe o Handbook das melhores práticas em Desenvolvimento Sustentável desenvolvidas por universidades em nível mundial.
O trabalho contém a experiência do Ifam no contexto das energias renováveis e eficiência energética, além da proposta de um programa de gestão energética integrada, a qual é objeto da tese de doutorado do servidor do Ifam e engenheiro Arnilson Damasceno.
A tese está em desenvolvimento no Programa de Pós-graduação em Planejamento de Sistemas Energéticos da Unicamp, sob a orientação da professora Carla Kazue e do professor Rubem Cesar. No tocante à experiência da Ufam, a publicação enfatiza as atividades de P&D em fontes renováveis de energia e eficiência energética desenvolvidas pelo Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM), bem como, a construção de políticas públicas para o desenvolvimento do setor energético regional, levada a efeito pelo Fórum Permanente de Energia da Ufam com a participação de diversos atores, sob a responsabilidade do CDEAM.
O professor Rubem Cesar esclarece que houve um processo de seleção entre diversos trabalhos submetidos por vários países. O professor assim se manifesta acerca da publicação “As práticas em curso no CDEAM, passarão a servir de referência para o mundo, dado estarem contidas em uma publicação internacional que reúne as melhores práticas mundiais, e sob a chancela da editora Springer que goza de grande prestígio no meio acadêmico. Esse é mais um reconhecimento da relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido em prol do desenvolvimento energético sustentável”, destacou.
Redes Sociais