Ministro da Educação, Milton Ribeiro, visita Hospital Universitário Getúlio Vargas
Carla Santos
Equipe Ascom Ufam
Depois de participar de solenidade na Ufam, para assinatura de Termo de Cooperação que irá levar formação qualificada a todo Amazonas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, seguiu com agenda institucional no novo Hospital Universitário Getúlio Vargas HUGV, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ele visitou as dependências do HU, cuja Torre Acadêmica foi recém-inaugurada e também o Ambulatório Araújo Lima.
O titular do MEC esteve acompanhado pelo presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, o superintendente do HUGV, Juscimar Carneiro e o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga. Também estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Anoar Samad e o deputado federal Átila Lins.
A unidade hospitalar realiza, em média, por ano, mais de 90 mil atendimentos ambulatoriais e 4 mil procedimentos cirúrgicos, além de 197 mil exames laboratoriais e 42 mil de imagem. É o maior centro de formação de profissionais especializados na área da saúde do estado, com 23 programas de residência médica e cinco outros programas de residência multiprofissional e uniprofissional de saúde, além de ter seu próprio programa de iniciação à pesquisa científica.
A Torre Acadêmica, entregue aos amazonenses em junho deste ano, recebeu investimentos superiores a R$ 43 milhões. Naquela oportunidade, o ministro da Educação prestigiou a cerimônia de inauguração por videoconferência.
A área inaugurada mantém serviços de Diálise e de Pulsoterapia, Endoscopia, Colonoscopia, Psicologia e Assistência Social e as áreas de apoio ao ensino (biblioteca, auditórios e salas de aula), além de áreas de apoio administrativo e logístico.
Sobre a Rede Ebserh
O HUGV faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde.Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos.
Redes Sociais