Página inicial > Notícias Destaque > Ministro da Educação, Milton Ribeiro, visita Hospital Universitário Getúlio Vargas

Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 21h29 | Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 21h54 | Acessos: 647

Carla Santos

Equipe Ascom Ufam

Depois de participar de solenidade na Ufam, para assinatura de Termo de Cooperação que irá levar formação qualificada a todo Amazonas, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, seguiu com agenda institucional no novo Hospital Universitário Getúlio Vargas HUGV, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ele visitou as dependências do HU, cuja Torre Acadêmica foi recém-inaugurada e também o Ambulatório Araújo Lima.

O titular do MEC esteve acompanhado pelo presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, o superintendente do HUGV, Juscimar Carneiro e o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga. Também estiveram presentes o secretário de Estado da Saúde do Amazonas, Anoar Samad e o deputado federal Átila Lins.

A unidade hospitalar realiza, em média, por ano, mais de 90 mil atendimentos ambulatoriais e 4 mil procedimentos cirúrgicos, além de 197 mil exames laboratoriais e 42 mil de imagem. É o maior centro de formação de profissionais especializados na área da saúde do estado, com 23 programas de residência médica e cinco outros programas de residência multiprofissional e uniprofissional de saúde, além de ter seu próprio programa de iniciação à pesquisa científica.

A Torre Acadêmica, entregue aos amazonenses em junho deste ano, recebeu investimentos superiores a R$ 43 milhões. Naquela oportunidade, o ministro da Educação prestigiou a cerimônia de inauguração por videoconferência.

A área inaugurada mantém serviços de Diálise e de Pulsoterapia, Endoscopia, Colonoscopia, Psicologia e Assistência Social e as áreas de apoio ao ensino (biblioteca, auditórios e salas de aula), além de áreas de apoio administrativo e logístico.

Sobre a Rede Ebserh

O HUGV faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde.Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos.