Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Ufam irá oferecer cursos para os 62 municípios do Amazonas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam irá oferecer cursos para os 62 municípios do Amazonas

  • Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 12h55
  • Última atualização em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 15h09
  • Acessos: 4736

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, colocou o MEC à disposição para a execução do projeto

Por Irina Coelho
Equipe Ascom/Ufam

 

Na manhã desta sexta-feira, 13 de agosto, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com Associação Amazonense dos Municípios (AAM), assinou um acordo de cooperação técnica para levar ensino a distância aos 62 municípios do estado. A ideia é ofertar formação em nível de graduação para atender ao setor primário e também o curso de Administração Pública, por meio do Centro de Ensino a Distância (CED/Ufam).

Além do reitor Sylvio Puga, da vice-reitora, professora Therezinha Fraxe e do presidente da AAM, Jair Souto (MDB), estiveram na solenidade o ministro da Educação, Milton Ribeiro, os deputados federais Silas Câmara (PRB), Pablo Oliva Souza (PSL) e Átila Lins (PSD) e o capitão Alberto Neto. 

De acordo com o reitor, professor Sylvio Puga, a Ufam tem o compromisso de promover qualificação no interior do Amazonas, observando as especificidades de cada uma das cidades. “O acordo que assinamos hoje é histórico para a Ufam. Pela primeira vez, em parceria com a Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e da nossa bancada federal, podemos chegar, por meio do CED, aos 62 municípios do Amazonas. A Ufam cumpre a sua missão de atuar em todos os municípios do Amazonas e isso nos deixa muito felizes e honrados”, enfatizou.   

O presidente da AAM, vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)  e prefeito de Manaquiri, Jair Souto (MDB), enfatizou a Educação como a possibilidade de melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da região amazônica. “Prefeitos e prefeitas do interior do Amazonas, durante a pandemia, deram sinais claros de muita determinação e trabalho. Agora, temos a oportunidade de cumprir mais uma etapa importante para o desenvolvimento local e regional que é ter Ufam em nossos municípios. Quero agradecer a Ufam e o MEC pela parceria”, disse.         

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a solenidade, colocou o Ministério da Educação (MEC) à disposição para que o projeto possa ser efetivamente executado. “Estamos aqui apoiando o processo de interiorização da Ufam. Parabenizo a iniciativa e a Instituição pode contar com o Ministério da Educação para trabalhar, expandir e implementar esse projeto”, ressaltou.  

Para o governador Wilson Lima (PSC) a assinatura do documento é um passo importante para encurtar as distâncias no Amazonas. “Com a assinatura do termo, intensificamos o processo de interiorização da Ufam no estado. O governo do Amazonas segue em parceria com a Ufam, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Secretária de Educação (SEDUC), e acredita que o conhecimento é o caminho que temos para desenvolver de forma segura e sustentável a nossa Amazônia. Isso precisa ser levado ao interior do estado. Aproveito para reforçar o compromisso do Estado do Amazonas para o fortalecimento das nossas parcerias'', destacou.      

A articulação junto ao MEC foi feita pelo deputado federal Silas Câmara (PRB), representante da bancada federal do Amazonas. Segundo o deputado, a Ufam irá interiorizar a educação de nível técnico, superior e quem sabe até pós-graduação via Educação a Distância. “O sonho de todo adolescente e jovem é ter um diploma da Ufam. Estamos dispostos a fazer este enfrentamento e esta democratização do processo educacional superior no interior do Amazonas. A Ufam já tem vários cursos EaD prontos, que será a plataforma inicial, e junto com a decisão política da Associação dos Municípios e dos prefeitos e prefeitas vão revolucionar o ensino técnico e superior no interior do Amazonas”, enfatizou. 

A vice-reitora Therezinha Fraxe explicou a dinâmica para o avanço do projeto. "Propusemos a instalação de audiências públicas, por meio das quais todos esses 62 municípios associados apresentarão a sua demanda, necessidade e seu perfil econômico em voga, de modo a construir seu plano de ação. Estamos imbuídos em ainda neste trimestre, irmos in loco para termos resultados significativos dessa intenção de cooperação", finalizou Fraxe. 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página