Consepe aprova Regulamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Calendário Acadêmico Especial 2020, no âmbito da graduação
Depois de longo debate promovido por meio de videoconferência, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), aprovou nesta terça-feira, dia 11 de agosto, o Regulamento do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e o Calendário Acadêmico Especial 2020, no âmbito da graduação.
A decisão, que entra em vigor a partir da data de publicação se dará em caráter excepcional. Serão estabelecidos componentes curriculares (disciplinas) obrigatórios ou optativos, mesmo durante a suspensão, por prazo indeterminado, do Calendário Acadêmico de 2020/1 e 2020/2, e das atividades administrativas e acadêmicas presenciais ou não presenciais.
A modalidade de ensino remoto considera o distanciamento geográfico entre docentes e discentes de forma temporária, por acesso remoto, com mediação pedagógica assentada nas Tecnologias de Informação e Comunicação e mídias digitais, fora dos espaços físicos da Ufam (campus Manaus e campi das unidades acadêmicas em Itacoatiara, Coari, Humaitá, Parintins e Benjamin Constant) para o desenvolvimento das atividades acadêmicas, diante da impossibilidade de ensino presencial, em decorrência da pandemia da covid-19.
Sobre a execução do Calendário Acadêmico Especial deverá ser elaborado um Calendário Acadêmico Especial 2020/1, onde constará cronograma das atividades a serem realizadas durante o semestre letivo especial. Este, terá a duração de 75 dias letivos e não comprometerá os semestres letivos presenciais de 2020/1 e 2020/2. A adesão ao ERE, previsto no Regulamento, é voluntária e facultativa, tanto para o docente, quanto para o discente.
Cronologia
UFAM suspende atividades Acadêmicas e Administrativas presenciais de 16/03 a 30/03
Ufam prorroga, por tempo indeterminado, a suspensão de atividades acadêmicas e administrativas
Proplan prepara Plano de Biossegurança para apresentar ao Comitê Interno de Enfrentamento ao Coronavírus da Ufam
Proeg cria comissão para assessorar o planejamento do retorno às atividades acadêmicas
Conselhos Superiores da Ufam aprovam Plano de Biossegurança da Universidade
Ufam se prepara para retorno das atividades acadêmicas por ensino remoto em agosto
Redes Sociais