Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Coronavírus > Calouros de Farmácia elaboram cartilhas voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19
Início do conteúdo da página

Calouros de Farmácia elaboram cartilhas voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19

Publicado: Quinta, 15 de Abril de 2021, 11h53 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 11h18 | Acessos: 1646

O Projeto “Cartilhas informativas: Ciência no combate à Covid-19” foi desenvolvido por meio do PACE Emergencial 2020, coordenado pelas docentes Fernanda Guilhon Simplicio (Ufam) e Maria Christina dos Santos Verdam (UFRJ), e ainda contou com a colaboração de diversos profissionais como psicólogo, pedagogo, microbiologista, nutricionista e terapeuta.

O objetivo do projeto foi extrair informações científicas de bancos de dados acadêmicos sobre aspectos relacionados à pandemia de Covid-19, traduzindo para uma linguagem mais acessível à comunidade em geral, em forma de cartilhas, que priorizaram linguagem gráfica e lúdica, vocabulário simples para que as informações cheguem aos mais variados grupos de pessoas, que é princípio fundamental da promoção da saúde.

A ação envolveu calouros 2020 do curso de Farmácia, que tiveram suas expectativas acadêmicas frustradas pela pandemia, e reconhecido que a necessária suspensão das aulas presenciais causou um sentimento de desilusão e desamparo nesses alunos, que passaram os últimos meses, ou mesmo anos, focados e dedicados a ingressar na Universidade.

Neste projeto, eles tiveram a oportunidade de envolver-se com pesquisa, ensino e extensão, retomando o entusiasmo pela vida acadêmica, produzindo um material didático de grande importância social, que os colocou em contato com as necessidades sociais, enfatizando a educação em saúde com um aspecto importante da formação e prática profissional.

Os temas escolhidos foram biossegurança escolar, saúde mental na pandemia e imunidade, abordados em suas respectivas cartilhas, produzida em plataformas adquiridas com recursos do projeto. Todas as cartilhas compõem um e-book que está em processo de registro na Câmara Brasileira do Livro (CBL).

 

Colaboradores

 

 Alexandre Cavalcante da Silva - Psicólogo

Ana Paula Barros – Nutricionista

Cláudia Helena Azeredo Cruz - Pedagoga

Fernanda Sampaio Cavalcante - Microbiologista

Kátia Cristina Pereira Nogueira – Terapeuta

 

Discentes envolvidos

 

Adonay da Silva Costa

Ana Vivian da Silva Batista

Angelice Sena Santos Gomes

Angeline Gomes da Silva

Aymee Souza Araújo Benjamin

Bianca Figueiredo Mar da Silva

Brendo da Silva Carril

Giovanna Walery dos Santos Leal

Hannah Gabriela Ribeiro de Castro

Heloísa Thais Silva do Nascimento

Iasmin Albuquerque Alves

Indra Lôbo de Araújo Alburquerque

Kallena Silva Repolho

Laiza Yasmin Lima de Sousa

Marcela Monteiro Pereira

Polyana Barreto Brasil

Rosana Lima de Oliveira

Suzana Carla Bezerra de Menezes

Tayla Drielle de Souza Marinho

Wagner Nilson de Almeida Ferreira

registrado em:
Fim do conteúdo da página