Página inicial > Notícias Coronavírus > Campanha ‘Amazônia contra Covid-19’ inicia entrega de cestas básicas e kits de higiene no sul do Amazonas

Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 17h01 | Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2021, 19h40 | Acessos: 2493

Professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a ONG ‘Nossas’ e ativistas de todo o Brasil, promoveram a campanha ‘Amazônia contra Covid-19’, de doação de recursos para ajudar famílias indígenas da região amazônica. A campanha foi um sucesso, com as doações ficando acima da meta estabelecida de R$ 1,2 milhão. O valor arrecadado se destina a compra de cestas básicas para a população indígena. A campanha contou com mais de 11 mil participantes e as cestas básicas começaram a ser distribuídas nas comunidades nesta semana.

O coordenador do projeto no Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA) em Humaitá, professor Renato Abreu Lima, ressalta que "foi uma campanha coletiva que envolveu professores e que com diálogo, articulação e muito trabalho conseguiram atingir acima da meta estabelecida e agora vamos ajudar 263 famílias indígenas na cidade de Humaitá”.

As primeiras cestas básicas começaram a ser entregues na segunda-feira, dia 17, a famílias indígenas da região amazônica no município de Humaitá. Mais de 1,8 mil famílias serão beneficiadas com o recebimento de alimentos e materiais de limpeza até dezembro de 2020, para fortalecer o enfrentamento à pandemia por Covid-19. Os mantimentos também vão acompanhados por uma cartilha com orientações sobre cuidados preventivos, traduzidas para as línguas das etnias.

Inúmeras famílias vão receber o apoio da campanha nas regiões do Médio e Alto Solimões, Baixo Amazonas, Alto Rio Negro e Região Sul do Amazonas. Elas pertencem às etnias Apurinã, Arapaço/Arapasso, Banawá, Baniwa, Barassana, Baré, Carapana, Dâw, Dessana, Kaixana, Kambeba, Kanamari, Kokama, Kubeo, Kuripaco/Coripaco, Marubo, Matis, Matses, Munduruku, Mura, Nadeeb/Nadeb, Paumari, Pirahã, Piratapuia, Satere Mawé, Tariana, Tenharin, Ticuna /Tikuna, Torá, Tukano /Tukana, Tuyuka, Wanana, Werekena.

As entregas das doações podem ser acompanhadas pelos perfis da campanha no Instagram e no Facebook.